segunda-feira, 20 de agosto de 2007

ZONA DE RISCO (2000)


De vez em quando nos deparamos com obras-primas cinematográficas sensacionais.
Chan Wook Park é um exemplo de cineasta que deve ser minerado por cinéfilos do mundo todo. Seu filme mais famoso é o controverso Oldboy de 2003. Mas antes do sucesso mundial, Park, também já tinha prestigio em seu país, e por toda Ásia, graças à Zona de Risco.
A trama mostra soldados da fronteira entre Coréia do Norte e Sul, que cultivam uma amizade enorme, independente de seus ideais, e de suas pátrias. Mas em uma fatidica noite de Outubro, dois soldados norte coranos são mortos e abala a paz da região. O mistério permanece. Uma suiça é encarregada de assumir o caso. Ela trabalha para Forças dos Países Neutros.
Inteligente e ágil, o filme prende atenção com seu suspense, ação e drama, que retrata a amizade proibida de quatro soldados, que em meio ao clima tenso, conseguem se firmar em uma bela amizade. A pergunta fica é...porque das guerras? porque desse eterno duelo entre as duas pátrias, que só foram separadas após a Guerra da Coréia? As perguntas ficam no ar e nos faz refletir sobre esse grande vazio. Em meio ao caos eles abriram uma brecha e uma esperança.
Para mim Zona de Risco só perde em termos visuais de Oldboy, porque esse filme, na minha opinião, é o melhor dos dois.Chan Wook Park, tem muito ainda para nos mostrar do que é capaz. Seu cinema é belo. Belíssimo.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs