Hoje vou começar com a principal categoria, a de melhor filme de 2008. Confesso que fiquei meio indeciso com duas películas indicadas, mas tive que optar por "Slumdog Millionaire" faturando a estatueta dourada da noite. O outro filme era "O Curioso Caso de Benjamin Button", mas no quesíto filme, a Academia surpreende. Vide o Oscar de 2006, em que "Crash" bateu o favoritismo de "O Segredo de Brockback Mountain". Enfim, confira abaixo as películas indicadas em ordem de maior probabilidade de vencer, segundo minha opinião. Confira e veja se vocês concordam.
Já era hora da Academia premiar um filme do excelente cineasta britânico, Danny boyle. Há quem diga que "Slumdog Millionaire" é sua maior obra-prima. E olha que estamos falando de um cineasta que tem no currículo películas como, "Cova Rasa", "Trainspotting" e "Extermínio". A minha escolha por esse filme, como grande favorito, foi baseada na coleção de prêmios que a películas vem colecionando nessa temporada. São dezenas de prêmios internacionais que Boyle e sua equipe já venceram ao redor do mundo. Basta saber se a Academia vai querer premiar um filme inglês inves de um americano.
Eu assisti e posso dizer que "The Curious Case of Benjamin Button" é muito bom. A película parece que foi pensada para ganhar o Oscar. Direção impecável, atuações deslumbrantes, roteiro muito bem adaptado e efeitos surpreendentes. Mesmo com todos esses quesítos, "Benjamin Button" perdeu vários prêmios, por estar concorrendo com o britânico, "Slumdog Millionaire". O Globo de Ouro e Critics Choice Awards, são dois exemplos.
Depois de "Slumdog Millionaire", o polêmico "Milk" de Gus Van Sant tem pequenas possibilidades de faturar o Oscar 2009, na categoria de Melhor Filme. Porém em categorias como roteiro e ator, as chances aumentam. Não que essa película seja inferior as duas já citadas, só que a Academia costuma dar o troféu para filmes com bons históricos de premiação. "Milk" não venceu nada, com exceção de categorias menores.
Filmes políticos não tem tradição no Oscar. Obras-primas como "Todos os Homens do Presidente" e "JFK" foram apenas indicados para melhor filme, mas não ganharam. Com "Frost/Nixon" não será diferente, mesmo contando com excelentes atuações de Frank Langella, Michael Sheen, Sam Rockwell, Kevin Bacon e Rebecca Hall. Se vencer em outra categoria (concorre à direção, edição, ator e roteiro adaptado), já será lucro para esse filme de Ron Howard.
Probabilidades quase nulas de vencer o Oscar de melhor filme. Se existir um azarão na corrida às estatuetas nesse ano, seu nome é "The Reader". Com produção dos recém falecidos, Sydney Pollack e Anthony Minghella, a película conta com dois "monstros sagrados" do cinema moderno. Ralph Fiennes e Kate Winslet, sendo que a última faturou dois prêmios esse ano no Globo de Ouro. Como Melhor Atriz de Drama e Melhor Atriz Coadjuvante.
1 comentários:
Não tenho nenhum palpite com relação a quem serão os ganhadores dessa edição do Oscar. Dos indicados a melhor filme, até agora só tive a oportunidade de ver "O Curioso Caso de Benjamin Button". Um excelente filme, sem dúvida. Mas não me deixou aquela impressão que os Grandes (com G maiúsculo) filmes deixam. Prefiro outros filmes do David Fincher, como "Seven" e "Clube da Luta". Esses sim são memoráveis.
Postar um comentário