No último sábado (18), foram revelados as películas laureadas no primeiro grande festival de cinema do ano - a Belinale. Presidido pelo cineasta britânico Mike Leigh, o júri contou também com nomes de peso como o do ator estadunidense Jake Gyllenhaal, dos franceses François Ozon e Charlotte Gainsbourg, além de Anton Corbijn, Ashgar Farhadi, Boualem Sansal e Barbara Sukowa. O Urso de Ouro foi no mínimo polêmico, já que o italiano "Caesar Must Die" concorria por fora entre os favoritos. Dirigido pelos veteranos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, a prestigiada película teve recepção morna por grande parte da crítica presente em Berlim. O filme é o registro dos bastidores de uma companhia teatral formada por penitenciários, que resolvem adaptar a famosa peça "Júlio César" de William Shakespeare.
Diferente da última edição do aclamado festival, em que a Hungria recebeu a principal condecoração por "O Cavalo de Turim" de Bela Tarr, o cinema húngaro teve que se contentar esse ano com o Urso de Prata para "Just the Wind" de Bence Fliegauf.
O drama alemão de guerra fria "Barbara" de Christian Petzold levou o Leão de Bronze. Já as premiações para atuação ficaram para a congolesa Rachel Mwanza de "Rebelle", e para o dinamarquês Mikkel Boe Følsgaard de "A Royal Affair".
Christian Petzold
Rachel Mwanza
Mikkel Boe Følsgaard
A produção franco-lusa brasileira "Tabu do português Miguel Gomes ganhou o "Alfred Bauer", prêmio concedido à películas inovadoras.
Veja imagens exclusivas do "Festival de Berlim".
A atriz americana Meryl Streep esteve nos primeiros dias do festival para receber um prêmio honorário pelo conjunto da obra. Ovacionada pelos críticos presentes em Berlim, Streep também foi à capital alemã para divulgar "A Dama de Ferro".
No currículo Mike Leigh coleciona Baftas, Palma de Ouro em Cannes, Leão de Ouro em Veneza, além de várias indicações ao Oscar. O aclamado cineasta inglês presidiu o júri da Berlinale 2012. Na foto, o exato momento em que o diretor revela os grandes vencedores do ano.
Apesar da idade avançada dos octogenários irmãos italianos, Paolo e Vittorio continuam trabalhando e colecionando obras-primas para suas respectivas filmografias. Em conjunto os cineasta dirigiram prestigiadas películas como "Kaos" (1984), "A Noite de Lorenzo" (1982) e "Pai Patrão" (1977). Os irmãos da Toscana já foram laureados anteriormente em Berlim, além de ganhar prêmios como "Prêmio do Júri" em Cannes, "Prêmio da Crítica" em Veneza, além de participar de prestigiados festivais como o de Gramado, Mar del Prata e o de Moscou.
09 de fevereiro - Christopher Lee
09 de fevereiro - Jake Gyllenhaal, Charlotte Gainsbourg, Mike Leigh
10 de fevereiro - Juliette Binoche
10 de fevereiro - Max von Sydow, Dieter Kosslick
11 de fevereiro - Angelina Jolie, Nikola Djurićko
12 de fevereiro - Clive Owen, Andrea Riseborough
13 de fevereiro - Werner Herzog
0 comentários:
Postar um comentário