domingo, 28 de junho de 2009

O ÓDIO (1995)



"O Ódio" ajudou a revelar dois talentos estimados para o cinema francês. O primeiro é Mathie Kassovitz, reconhecido ator de filmes como "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain" e "Munique". Nessa película, Kassovitz desempenhou a função de diretor. Seu promissor debute como cineasta,  o consagrou em uma série de prêmios pela Europa, incluindo uma indicação a Palma de Ouro em Cannes. A outra estrela revelada dispensa comentários, já que se trata do astro Vincent Cassel. “O Ódio" foi o divisor de águas para esses dois talentos que despontaram para o estrelato internacional.

A trama da película aborda a relação de três jovens moradores da periferia parisiense, que vivem frequentes embates com policiais, devido à falta de assistência às condições sociais. Em “O Ódio” acompanhamos um dia inteiro da vida de três rapazes marginalizados: Vinz (Cassel), o negro Hubert (Hubert Koundé) e o descendente de árabe Said (Said Taghmaoui). As horas registradas na película foram antecedidas por um violento confronto com a polícia, deixando um amigo do trio demasiadamente ferido. A hostilidade recíproca entre população e autoridades, desperta o citado ódio que dá origem ao nome do filme.


 Apesar da tensão vivenciada pelos amigos, a imaturidade jovial é relatada na película. O trio disserta sobre “Mad Max”, imitam De Niro de “Taxi Driver” diante do espelho, proclamam falsas ideologias, contam piadas e traficam drogas para sustento de suas famílias. Apesar do típico posicionamento dos rapazes, suas facetas não escondem a frustração social diante dos problemas de desigualdade na França. O campo de guerra deflagrado pelos jovens da periferia de Paris nada se assemelha com idealização romântica da “cidade-luz”. Segundo Kassovitz, a capital francesa pode ser fria, dura e violenta tal como a densa fotografia em preto e branco da película. E é nesse contexto social que Kassovitz levanta o tema do ódio, inserido em um desprezível ciclo-vicioso.


 A cena chave de "O Ódio" está na discussão dos três rapazes dentro de um banheiro, e que abruptamente são interrompidos por um senhor muito idoso que estava em uma cabine. O ancião conta-lhes uma triste história que de forma magistral e peculiar ilustra a vida e a relação dos jovens, com os temidos policiais.



Com um suave toque de humor, Kassovitz nos transporta para a vida marginal parisiense de uma forma chocante e inesquecível. Méritos do diretor e roteirista, e dos primorosos desempenhos dos protagonistas da trama que despertam ao espectador vários tipos de sensações. Comédia, drama e suspense fazem parte desse crítico pastiche, abordando problemas franceses de pouca familiarização aos estrangeiros.  Mas “O Ódio” não é apenas um vislumbre analítico da geopolítica francesa, mas também um reconhecimento universal aos preconceitos e diferenciação de nossa sociedade.  


sexta-feira, 26 de junho de 2009

In memoriam

Apesar de não ser ator de filmes, o 'rei do pop' Michael Jackson revolucionou o mundo da música com suas coreografias inesqueciveis. Com o advento do video clipe, o cantor soube usufruir da melhor forma desse tipo de divulgação. Geralmente profissionais ligados à setima arte como Martin Scorsese (Bad), Francis Ford Coppola (Captain EO), John Landis (Thriller) e Spike Lee, ajudaram o cantor a inovar e revolucionar a indústria fonográfica. Seu álbum de 1982, "Thriller" liderou todas as paradas de sucesso com "Billy Jean", "Beat It", "The Girl is Mine", além da música que dá nome ao disco.

Sua vida regada por muitas polêmicas e sucessos ganharam páginas de tablóides ao redor do mundo durante décadas. Desde o maltrato que recebia de seu pai durante a época dos Jackson 5, até o escândalo de pedofilia em 2005. Na última quinta-feira (25), Michael Jackson faleceu em Los Angeles devido a uma parada cardíaca. O mundo perdeu o maior gênio da música pop de todos os tempos.

No mesmo dia que o mundo chorou pela morte de Michael Jackson, Farrah Fawcett, ícone sexy da década de 70 morreu devido a um câncer que lutava por 3 anos. Conhecida por integrar o famoso trio de beldades em "As Panteras", Fawcett casou-se com outro bonitão da época, o astro Ryan O´Neal (Barry Lyndon). Trabalhou em filmes como o clássico da ficção científica "Logan´s Run", "O Apóstolo" e "Quem Não Corre, Voa".

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Estréias americanas

Como é sabido, a estréia mundial de "Transformers: Revenge of the Fallen" está marcada para próxima sexta-feira, dia 26 e promete muitos efeitos especiais de última geração. O primeiro filme já dava um banho visual devido aos belíssimos efeitos visuais, principalmente de sua protagonista Megan Fox que foi considerada essa semana, pelo segundo ano consecutivo, como a mulher mais sexy do planeta.
Nick Cassavetes, filho de Gena Rowlands com o consagrado cineasta John Cassavetes dirige "My Sister´s Keeper" . O drama sobre doentes de leucemia traz no elenco a eterna "Miss Sunshine", Abigail Breslin, além de Cameron Diaz, Jason Patric e Alec Baldwin.
Os românticos estadunidenses poderão conferir no próximo fim de semana, o retorno de Michele Pfeiffer como protagonista de "Chéri". Historia de época passada na frança que conta com o veterano Stephen Frears na direção do longa.
Os americanos mais antenados com os vergonhosos noticiários sobre o Irã, poderão conferir o drama "The Stoning of Soraya M.".A película se passa em 1986, e faz uma crítica aberta ao machisto exarcebado que existe naquele país.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Nos topos das listas (BRASIL e EUA)


BRASIL-A MULHER INVISÍVEL- Selton Mello é o melhor ator de sua geração, fato que todos conhecem. Afinal sua polivalência de personagens e gêneros é incrivel. Já fez filmes ótimos (Lavoura Arcaica, O Cheiro do Ralo e Auto da Compadecida), regulares (Meu Nome Não é Johnny) e ruins, como esse que ficou em primeiro lugar nas bilheterias brasileiras da semana. Luana Piovani e grande elenco juntam-se a Mello para contar uma velha história mais do que batida além das fronteiras tupiniquins. Como dito anteriormente, Mello foi o grande responsável pelos mais de dois milhões de reais em duas semanas de exibição. E vem mais por ai, pois essa semana estréia o tão comentado "Jean Charles" em que o ator interpreta o brasileiro cruelmente assassinado por um policial londrino que o confundiu com um terrorista. Mello afirma que essa será sua última participação na frente das câmeras por um longo tempo. Veremos.

EUA-THE HANGOVER-A fórmula Judd Apatow de se fazer comédias agradou muito o público masculino que se identifica com os aloprados personagens de seus filmes. O estilo de amigos inseperáveis que o diretor consagrou nos últimos anos atingiu outros cineastas e produtores, como Todd Philips. Resultado, "The Hangover" que conta a história de três caras que se perdem do amigo na véspera de seu casamento, virou um badalado sucesso de crítica e público. Após a despedida de solteiros e muita badalação o trio refaz os caminhos da noite anterior para conseguir encontrar o noivo perdido. A comédia embolsou até o momento U$105 milhões. Nada mal para um bando de atrapalhados liderados pelo ator Bradley Cooper, de "Ele Não Está tão Afim de Você" e "Sim, Senhor".

terça-feira, 16 de junho de 2009

OS 25 MELHORES FILMES ESTRANGEIROS DA DÉCADA

A revista norte-americana Paste elegeu os 25 melhores filmes falados em línguas estrangeira da década. O Brasil está presente na quarta posição com "Cidade de Deus" de Fernando Meirelles. Confira a classificação das 25 películas selecionadas pela publicação.

1-) O LABIRINTO DO FAUNO (2006)

2-) O TIGRE E O DRAGÃO (2000)

3-) O ESCAFANDRO E A BORBOLETA (2007)

4-) CIDADE DE DEUS (2002)
5-) FALE COM ELA (2002)

6-) A VIAGEM DE CHIHIRO (2001)

7-) AMOR À FLOR DA PELE (2000)
8-) A VIDA DOS OUTROS (2006)

9-) AMORES BRUTOS (2000)

10-) CACHE (2005)

11-) 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS (2007)

12-) O FABULOSO DESTINO DE AMELIE POULAIN (2001)

13-) E SUA MÃE TAMBÉM (2001)
14-) THE BEST OF YOUTH (2003)

15-) NINGUÉM PODE SABER (2004)

16-) ENTRE OS MUROS DA ESCOLA (2008)

17-) YESTERDAY (2004)
18-) PARADISE NOW (2005)

19-) A QUEDA-AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER (2004)

20-) GOMORRA (2008)

21-) OLDBOY (2003)

22-) DEIXE ELA ENTRAR (2008)

23-) VOLVER (2006)

24-) PERSEPOLIS (2007)

25-) MARIA CHEIA DE GRAÇA (2004)

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Estréias da semana-BRASIL

Para os fãs de cinema, um cardápio de estréias quentinhas e com qualidade. Por exemplo para as crianças "Hannah Montana-O Filme" é uma excelente opção ao lado da animação indiana "Romeu-O Vira-Lata Atrapalhado" . O suspense político também vem a tona com Russel Crowe, Ben Aflleck, Rachel McAdams e Helen Mirren em "Intrigas de Estado", dirigido pelo ótimo Kevin MacDonald (O Último Rei da Escócia). No clima de dia dos namorados os românticos poderão conferir Matthew McCounaghey e a bela Jennifer Garner em "Minhas Adoráveis Ex-Namoradas". Opções da nossa terrinha não faltam, ainda mais com duas películas de qualidade como "Apenas o Fim" com ritmo de comédia de Kevin Smith e "A Festa da Menina Morta" do ator e agora cineasta Matheus Nachtergaele. O drama francês "Stella" completa a lista da semana com boas estréias nos cinemas nacionais.

INTRIGAS DE ESTADO de Kevin MacDonald


APENAS O FIM DE MATHEUS SOUZA

A FESTA DA MENINA MORTA DE MATEU NACHTERGAELE


HANNAH MONTANA-O FILME DE PETER CHELSON

MINHAS ADORÁVEIS EX-NAMORADAS DE MARK WATERS


STELLA DE SYLVIE VERHEYDE


ROMEU- O VIRA-LATA ATRAPALHADO DE JUGAL HANSRAJ

quinta-feira, 11 de junho de 2009

GRAN TORINO (2008)


Gran Torino é um filme para nenhum macho botar defeito. Principalmente para os fãs da velha guarda dos machões do cinema. Tanto é que o Walt Kowalski dessa película, dezenas de vezes foi comparado ao mítico Harry Callahan da cine série policial "Dirty Harry". Ambos personagens imortalizados pelo não menos sagrado Clint Eastwood.
Por décadas o ator atuou em dezenas de filmes e dirigiu mais um grande punhado, tanto é que foi aos poucos se firmando como um cineasta talentoso e eclético. Já dirigiu romance, biografia, ação, suspense, guerra, faroeste e muitos dramas. Das estrelas remanescentes do cinema norte-americano, certamente Eastwood é das maiores, seja como ator de westerns italianos ou como um exímio diretor de cinema.
Com "Gran Torino" Eastwood talvez esteja encerrando sua carreira a frente das câmeras para se focar melhor na direção. Se isso realmente se concretizar, de certa forma Eastwood fez uma ótima escolha para o fim de sua lendária carreira de ator.
O velho carrancudo Walt Kowalski desse filme resume bem quem é Eastwood. Um homem cercado por esteriótipos masculinos, mas que possui uma gama de humanidade guardada dentro de si. É com delicadeza que o astro atua e dirige "Gran Torino," uma história sobre perdão, racismo e velhice, protagonizada com perfeição pelo velho Eastwood.
Na trama, o veterano da Guerra da Coréia Kowalski acaba de ficar viúvo e precisa se adaptar a solidão. Sua casa é cercada por uma vizinhança de Hmongs, no qual ele alimenta um profundo racismo. Em uma noite o velho é despertado de seu sono ao ouvir ruídos vindo da garagem da casa. Seu desejado carro Grant Torino 1972 estava sendo roubado por Thao, seu jovem vizinho que passava por um teste de aprovação que o faria entrar para um grupo de marginais Hmongs. A fúria de Kowalski assusta o rapaz arrependido que foge do local.
Dias depois o velho salva a pele da família de Thao duas vezes, conquistando assim um grande respeito e admiração. Como forma de arrependimento pela tentativa de furto do Gran Torino, o jovem vizinho deverá trabalhar gratuitamente para o ranzinza Kowalski. Nasce ai uma grande amizade entre os dois que ajudará o velho veterano de guerra se redimir dos erros cometidos em um passado distante e sangrento.
Vale reiterar que a atuação de Eastwood cabe-lhe como uma luva e emociona o menos sentimental dos machões. A trama mistura drama, humor e suspense de uma forma bastante equilibrada. A cena de aprendizado de Thao dentro da barbearia que Kowalski frequenta é hilária. Já o momento do ataque da gangue Hmong contra os vizinhos do viúvo é chocante e muito emotiva.
Esse é mais um caso de injustiça na história do Oscar que sequer indicou essa película para alguma categoria. Mas como o Academy Awards me decepciona a cada ano, acho que até foi melhor assim. "Gran Torino" é indispensável e uma grande dose de emoção ao logo de quase duas horas de metragem. Não percam.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

NEWS

TOP 5 EUA-The Hangover de Todd Phillips ficou em primeiro lugar. No elenco, Bradley Cooper, Ed Helms e Zach Galifianakis. A comédia arrecadou U$45 milhões no seu primeiro fim de semana. Nada mal para uma comédia sem pretensões de blockbuster. Confira as outras posições. 2º -Up de Peter Docter; 3º-Land of the Lost de Brad Silberling; 4º- Uma Noite no Museu 2 de Shawn Levy; 5º- Star Trek de J.J.Abrams
Inglorious Bastards devera ter um corte de 40 minutos, depois de sua exibição morna em Cannes. Tarantino recebeu o aval de que poderia produzir uma película com até 2h 48 minutos. A versão exibida na cidade francesa tinha 2h28 minutos, ou seja, com 20 minutos de sobra. A produtora dos Weisenteins está reciososa devido ao último filme do cineasta. "Grindhouse" foi um fiasco nas bilheterias devido a seu "teor exótico" e longa duração.
A morte de David Carradine além de ter sido no mínimo bizarra (morreu durante um ato de masturbação) revelou vários segredos que em vida jamais seriam revelados. Sua ex mulher alegou que o ator da série "Kung Fu" tinha manias sexuais inusitadas e alimentava uma relação incestuosa com um membro da família muito próximo. Seus irmãos menos famosos estão na justiça contra jornais tailandeses que divulgaram fotos do corpo do ator após o mesmo ter sido encontrado em um quarto da Tailândia. Depois de Heath Ledger, a morte de Carradine tornou-se a mais polêmica e comentada dos últimos tempos.
A série animada "Futurama" criada por Matt Groening vai ganhar uma nova temporada depois de seis anos de seu cancelamento. As aventuras de Fry e cia serão exibidas no Comedy Central (mesmo de South Park), inves de ser na Fox, bem como era antes de seu desligamento. Os longas do Futurama lançados diretamente para DVD e Blue-Ray despertaram a ânsia de seus fãs, além de que as cifras da conta de Groening aumentaram.
 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs