POR CARLOS LARIOS
Em tempos de embates entre Marvel vs. DC, o cinema americano gradativamente agoniza com projeções que, fatalmente, ganham cada vez mais salas e adeptos. O colorido universo onírico é pasteurizado, e o espaço para a criatividade está cada vez mais restrito. Diretores efetuam suas obras a toque de caixa, sem se preocuparem com a relevância artística imprimida para a obra. Os royalties e os cifrões graúdos são, por muitas vezes, as verdadeiras aspirações para cineastas nesse novo cenário.
Para este blogueiro, FARGO é uma das séries mais bem dirigidas da televisão americana
Felizmente o escape perfeito por boas obras pode ser encontrado dentro de casa. Seja na TV a cabo, por meio de streaming ou até mesmo nos malfadados torrents. Não importa, as séries de televisão sãos as verdadeiras sensações midiáticas que arrebataram, de forma unânime, a crítica e o público no alvorecer do novo século. Encontre um cinéfilo de verdade e pergunte sobre sua série favorita. Certamente ele citará, no mínimo, 5 obras marcantes, principalmente no que se diz respeito ao século XXI. Algo impensável no final da década de 90, quando, raras exceções (TWIN PEAKS e OS SOPRANOS não me deixam mentir), ganhavam o coração dos amantes de cinema mais exigentes.
Há quase duas décadas vivemos a Era de Ouro das Séries. O esmero e valor artístico que outrora podia ser encontrado em produções hollywoodianas de médio e grande porte, hoje estão praticamente restritos à televisão. Salvo a temporada do Oscar, ou meia dúzia de produções genuinamente valiosas no decorrer do ano, o cinemão americano anda gozando de pouco prestígio, mesmo com recordes em arrecadação de bilheteria. E isso ocorre na medida em que o reconhecimento da televisão ascende ano a ano.
MAD MEN é obra prima incontestável
Mas o mercado bilionário é suficiente para duelar com a crescente indústria televisiva? Grandes astros e diretores já testaram e aprovaram o formato. Embora seja paradoxal, o padrão cinematográfico em voga é o principal catapultador dessa retomada televisiva. Ou seja, acompanhamos religiosamente nossos personagens favoritos, com um acabamento e maestria digna de sétima arte.
A impactante BLACK MIRROR: um curta de qualidade a cada capítulo
Quem agradece é o espectador ávido por produções que não subestimem sua capacidade cognitiva. Diante desse quadro, o site americano Indiewire elegeu as séries mais bem dirigidas desses últimos 17 anos. São programas que transcendem o significado de "programa televisivo", no qual seus realizadores se inspiram no que há de melhor em linguagem audiovisual.
Confira.
20-) LOST
19-) LEGION
18-) BLACK MIRROR
17-) GAME OF THRONES
16-) RECTIFY
15-) HANNIBAL
14-) THE WIRE
13-) TOP OF THE LAKE
12-) THE WEST WING
11-) DEADWOOD
10-) TRUE DETECTIVE (FIRST SEASON)
9-) THE HANDMAID'S TALE
8-) MR.ROBOT
7-) BREAKING BAD
6-) THE PEOPLE VS O.J.SIMPSON
5-) THE LEFTLOVERS
4-) BETTER CALL SAUL
3-) THE KNICK
2-) MAD MEN
1-) THE GIRLFRIEND EXPERIENCE
3 comentários:
Cadê Arquivo X????????
CKO, século XXI bem no título. Oi?
Com certeza faltou Penny Dreadful
Postar um comentário