segunda-feira, 30 de abril de 2012

10 piores filmes Marvel

Considerado o melhor filme dos heróis Marvel de todos os tempos, "Os Vingadores" mal estreou nos EUA, e já está fazendo história. O estúdio responsável pelas adaptações está em alta, e acertou em cheio com a trupe de combatentes. Mas antes dos orbitantes valores orçamentais investidos nos filmes da Marvel, Hollywood judiou da imagem dos heróis com produções paupérrimas. Carregados de humor involuntário, muitas adaptações da famosa editora de quadrinhos se tornaram "cult" por suas qualidades duvidosas. Atuações canastras, uniformes carnavalescos e cenários capengas já fizeram a alegria de muitos amantes do "trash" (e lamentações dos fãs da Marvel)

Orgulhoso, Stan Lee posa ao lado de Hulk e Thor, nas filmagens de "O Retorno do Incrível Hulk" de 1988

Na década de 60, uma explosão de animações grosseiras e mal desenvolvidas ajudaram a popularizar os personagens da Marvel. Hulk, Homem Aranha, Quarteto Fantástico, Capitão América, entre outros, ganharam capítulos que semanalmente eram televisionados para a criançada. 

A produtora de animações canadense Grantay-Lawrence, em parceria com a Marvel, produziu 65 episódios de "Capitão América" em 1966

Durante o fim da década de 60, a animação de "Homem-Aranha", que era transmitida pela emissora americana ABC, se tornou um sucesso de público. O tema da abertura ficou muito conhecido e foi lembrado nos filmes do aracnídeo dirigidos por Sam Raimi, recebendo até uma versão punk dos Ramones



Enquanto isso a concorrente, DC Comics, popularizava cada vez mais seus heróis em desenhos e séries com bastante audiência. Com o intuito de duelar com a editora rival, as adaptações para o cinema "pipocaram" a partir da década de 70. Confira as 10 principais lamúrias da Marvel durante suas mal sucedidas empreitadas cinematográfica.


10-) CAPITÃO AMÉRICA (1990)
Atuações medíocres, comédia involuntária e uma produção de boas intenções mas com pouco talento (e dinheiro).

09-) NICK FURY: AGENT OF SHIELD (1998)
Após o estrondoso sucesso em "SOS Malibu" o canastrão-mor David Hasselhoff expandiu seu notório talento para o universo Marvel. Em "Nick Fury" o ator  interpreta o famoso agente caolho da S.H.I.E.L.D, e envergonhou muitos fãs de "Os Vingadores". 

08-) CAPTAIN AMERICA (1979)
A sina do patriótico herói criado pela Marvel nos anos 40, atraiu investimentos paupérrimos para o cinema. Em um dos live-actions mais conhecidos de Steve Rogers, o justiceiro recebeu uma pífia adaptação televisiva, com direito a um uniforme que mais parecia um pijama.

07-) QUARTETO FANTÁSTICO (1994)
Conhecido, e talvez, mais cultuado do que a mais recente adaptação do quadrinho para as telas de cinema, "O Quarteto Fantástico" de 1994 é tosco, mas divertido por sua má qualidade. Um legitimo trash.

06-) HOMEM-COISA (2005)
A pantaneira criatura da Marvel ganhou uma adaptação para o Sci-Fi Channel. A concepção do monstrengo ficou aquém do esperado, e a película foi vendida como um filme de terror barato.

05-) GERAÇÃO X (1996)
Feito à toque de caixa pela Fox Channel, "Geração X" não empolga os fãs do famoso grupo de mutantes adolescentes criados pela Marvel, e liderado pela estonteante Emma Frost.

04-) SPIDER-MAN STRIKES BACK (1979)
Mais um tele-filme mal fadado que inspira apenas constrangimentos a seus realizadores. A engraçada adaptação foi direcionada para os fãs da série em live-action do homem aracnídeo, protagonizada por Nicholas Hammond. E ainda tem "neguinho" que reclamava do Tobey Maguire.


03-) O JULGAMENTO DO INCRÍVEL HULK (1989)
Se não bastasse o filme ser um dramalhão de tribunal protagonizado pelo brutamontes esverdeado da Marvel, a película conta com uma participação muito especial de um outro herói que dá as caras no filme. Você consegue reconhecer quem é o intrépido justiceiro da Marvel destruidor de paredes de papelão na imagem acima?

02-) DR.STRANGE (1978)
O mago supremo do universo Marvel ganhou seu tele-filme em1978 para CBS, em um produção de baixo orçamento e pouca qualidade. As emissoras televisivas dos EUA são campeãs em destruir a imagem dos heróis dos quadrinhos.

01-) O JUSTICEIRO (1989)
Protagonizado pelo brucutu sueco Dolph Lundgren, esse filme de origem australiana , coincidiu com o período que o Justiceiro esteve em alta nos quadrinhos. Contudo o carisma do herói não foi condizente com os valores arrecadados por essa película. O filme teve grande prejuízo, e diferente das outras películas mencionadas nesse post, "O Justiceiro" foi uma produção cara que custou mais de 9 milhões de dólares para o estúdio australiano New World Pictures. 



segunda-feira, 23 de abril de 2012

Estreia da semana - OS VINGADORES


CURTA "LARIOSCINE" NO FACEBOOK E CONCORRA À PRÊMIOS. CLIQUE AQUI.

ATENÇÃO - A CRÍTICA POSSUI ALGUNS SPOILERS


Em 1963, a Marvel de Stan Lee e Jack Kirby criou "Os Vingadores", em resposta à "Liga da Justiça" da concorrente DC Comics. Desde então, os fãs aguardaram a adaptação cinematográfica dos quadrinhos do super-grupo, formado pelos principais heróis da famosa editora. Depois de infindáveis obstáculos que atrapalharam a produção do projeto, como agenda lotada dos atores e greve dos roteiristas de Hollywood, "Os Vingadores" foi finalizado. Anos de espera valeram a pena, já que o filme foi muito bem concebido pelo diretor contratado da Marvel Studios, Joss Whedon. Pouco conhecido do público, o cineasta é mais famoso por dirigir capítulos de séries consagradas como "The Office", "Glee", "Buffy a Caça-Vampiras", além de ser o responsável pela ficção-científica "Serenity" e do recente e elogiado terror "Cabana na Floresta".



Além de dirigir, Whedon também roteiriza o filme, que conseguiu a grande proeza que os fãs tanto ansiavam; unir as tramas cinematográficas dos heróis Marvel que anteciparam a realização de "Os Vingadores", sem ser apressado e superficial. As últimas adaptações para o cinema dos justiceiros da famosa editora estão interligadas de forma concisa, através de sutis referências, dispensando o malfadado artifício dos flashbacks.


"Thor" e "Capitão América" são as películas que possuem mais citações dentro de "Os Vingadores". Dando continuidade ao filme do Deus do Trovão, a história conta com o retorno de Lóki , invejoso irmão adotivo de Thor, que vem à Terra para se apossar de um poderoso artefato capaz de destruir planetas.  O objeto em questão é o "Tesseract", conhecido nos quadrinhos como Cubo Cósmico. No filme do "Capitão América",  o artefato é tomado pelo líder da H.I.D.R.A., Johann Schimidt, vulgo Caveira Vermelha, com o intuito de dominar o planeta. No fim de "Capitão América", o "Tesseract" se perde nas frígidas profundezas do Mar Ártico, mas é recuperado por Howard Stark, pai do bilionário Tony Stark, que deixa o objeto sob os cuidados da S.H.I.E.L.D.


O consagrado físico Erik Selvig (Stellan Skarsgård) e Clint Barton (Jeremy Renner), conhecido como Gavião Arqueiro, são possuídos pelo vilão asgardiano que possui suas mentes. Munido com os conhecimentos do cientista, e da exímia pontaria do arqueiro da S.H.I.E.LD, Lóki toma o cubo cósmico, a fim de promover a invasão dos Gigantes de Gelo à Terra, e assim, provocar seu irmão Thor.


O êxito do invejoso deus asgardiano, desencadeia um plano de risco coordenado por Nick Fury (Samuel L. Jackson), que consiste em reativar o engavetado projeto "Vingadores". Com a ajuda do Agente Phil Couson (Clark Gregg) e da persuasiva espiã russa Natasha "Viúva Negra" Romanoff (Scarlett Johansson), a "S.H.I.E.L.D." almeja reunir os principais justiceiros do planeta, para combaterem o vilão asgardiano que tomou o poderoso cubo cósmico.


A organização antiespionagem viaja à Índia para contactar o famoso cientista Bruce Banner (Mark Ruffalo), genial físico nuclear que divide seu corpo com a fera oriunda de sua exposição a raios-gama, transformando-se no Hulk. O magnata Tony Stark (Robert Downey Jr.) também é convocado à integrar a equipe coordenada por Nick Fury. Ao lado de Steve Rogers (Chris Evans), famoso soldado da Segunda Guerra Mundial conhecido como Capitão América, os justiceiros partem para Alemanha a fim de frustrar os planos de Lóki. É durante essa missão que a dupla conhece de forma hostil o poderoso Deus do Trovão, Thor (Chris Hemsworth), que rapta seu irmão, que está sob os cuidados de Stark e Rogers. O embate entre o Homem de Ferro, Capitão América e Thor mescla uma frenética sucessão de explosões, com afiados diálogos cômicos proferidos por Stark, em uma das mais cenas empolgantes de “Os Vingadores”.


Ao chegarem em um consenso sobre o destino de Lóki, o trio se dirige ao porta-aviões voador da S.H.I.E.L.D, principal base da organização. A príncípio os combatentes não se dão bem entre si, cabendo uma das grandes sacadas da película. Whedon explora essa química entre os personagens, se aprofundando na personalidade de cada herói. As provocações entre os membros da liga, muito bem encaixados e com um fluente timing cômico, põem em cheque a eficácia dos "Vingadores", levando-os à desavenças. O filme derruba a mística de honestidade dos heróis, tratando-os como justiceiros vaidosos e mimados, que são incapazes de trabalhar em equipe.


Como peças e engrenagens de uma máquina, os "Vingadores" precisam se entrosar, deixando as divergências de lado, passando a funcionar como uma equipe. Impossibilitados de lutar sozinhos contra o poderoso exército de inimigos alienígenas que invadem Nova York, os combatentes se dividem em diferenciadas funções que os definem como um grupo. O Capitão América arma estratégias bélicas contra os invasores vindos de outra dimensão; Hulk estraçalha os inimigos com pouca sutileza; Thor combate as forças trazidas por seu irmão, com o poder de seu martelo; o Homem de Ferro desarma e bombardeia os alienígenas; Gavião Arqueiro demonstra sua exímia pontaria para milimetricamente perfurar o oponente; e Viúva Negra demonstra sua flexibilidade e amplo conhecimento marcial em cima dos monstrengos.


Um dos grandes triunfos da película está nas inspiradas atuações dos protagonistas. Mark Ruffalo, como sempre muito bem, aperfeiçoou o Bruce Banner que Edward Norton herdou de "O Incrível Hulk". O ator leva ao personagem, o olhar distante de um sujeito angustiado por uma terrível condição vital. Já Downey Jr., mais uma vez, rouba a cena com um desempenho cheio de improvisos, contribuindo com o carisma agregado ao personagem. O jovem australiano Chris Hemsworth também se destaca por seu impetuoso Thor, bem como o britânico Tom Hiddleston e a frieza calculista de seu invejoso vilão Lóki.


A trilha-sonora do veterano compositor Alan Silvestri (De Volta Para o Futuro) tem tudo para se tornar icônica, pois ela imprime de forma imponente, a grandiloquência de um grande evento como a união dos heróis. Com batalhas épicas desenvolvidas pela competente equipe de efeitos especiais, fomentadas por um roteiro narrativo bem estruturado, "Os Vingadores" deturpa seus heróis de forma despretensiosa, humanizando-os. A caracterização dos personagens e a fluidez da trama propicia ao espectador um entretenimento descabeçado, mas com qualidade para nenhum fã botar defeitos.



NOTA: 8,0


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Palma de Ouro 2012

 Nessa quinta-feira (19 de abril), foram apresentados os indicados à Palma de Ouro em Cannes desse ano. O júri que nesse ano será presidido pelo cineasta italiano Nanni Moretti, contara com uma seleta lista de películas de consagrados realizadores. Uma legítima seleção de nomes consagrados do cinema mundial. Dentre os mais conhecidos destacam-se Wes Anderson,  Jacques Audiard, Leos Carax, David Cronenberg, Michael Haneke, Abbas Kiarostami, Ken Loach, Cristian Mungiu, Alain Resnais, Thomas Vinterberg e o brasileiro Walter Salles. Há anos nãos e via um grupo tão grande de diretores consagrados concorrendo no mesmo ano à premiação máxima do festival francês.

   Aquela fadada expressão de que  "filho de peixe, peixinho é" cabe a um dos concorrentes do "Un Certain Regard". Brandon Cronenberg, filho do cineasta David Cronenberg, que foi indicado por "Cosmopolis" na principal categoria, também vai estar na Riviera Francesa concorrendo na competição paralela. O pupilo do cineasta canadense está ao lado de nomes como Benicio Del Toro, Pablo Trapero, Gaspar Noé, entre outros.

   Uma agradável surpresa para o fãs do bom e velho horror italiano; Dario Argento vai apresentar a aguardada adaptação de "Drácula" em tecnologia tridimensional. Takashi Miike, ícone do gore, também vai à Riviera para divulgar "Ai to Makoto". Lembrando que "Harakiri", filme do diretor japonês que concorreu no ano passado à Palma de Ouro, ainda não estreou no Ocidente.

  Confira todos os indicados à aclamada premiação do cinema mundial. Abaixo, alguns trailers já disponíveis dos filmes que concorrem a Palma de Ouro.
 

PALMA DE OURO
Moonrise Kingdom (Dir. Wes Anderson)
De Rouille et d’Os (Dir. Jacques Audiard)
Holy Motors (Dir. Leos Carax)
Cosmopolis (Dir. David Cronenberg)
The Paperboy (Dir. Lee Daniels)
Killing Them Softly (Dir. Andrew Dominik)
Reality (Dir. Matteo Garrone)
Amour (Love) (Dir. Michael Haneke)
Lawless (Dir. John Hillcoat)
Da-Reun Na-Ra-e-Suh (In Another Country) (Dir. Hong Sangsoo) 
Do-Nui Mat (The Taste of Money) (Dir. Im Sang-soo)
Like Someone in Love (Dir. Abbas Kiarostami)
The Angels’ Share (Dir. Ken Loach)
V Tumane (In the Fog) (Dir. Sergei Loznitsa)
Beyond the Hills (Dir. Cristian Mungiu)
Baad el Mawkeaa (After the Battle) (Dir. Yousry Nasrallah)
Mud (Dir. Jeff Nichols)
Vous n’avez encore rien vu (Dir. Alain Resnais)
Post Tenebras Lux (Dir. Carlos Reygadas)
On the Road (Sur la Route) (Dir. Walter Salles)
Paradies: Liebe (Paradise: Love) (Dir. Ulrich Seidl)
Jagten (The Hunt) (Dir. Thomas Vinterberg)

Un Certain Regard
Miss Lovely (Dir. Ashim Ahluwalia)
La Playa (Dir. Juan Andrés Arango)
Les Chevaux de Dieu (God’s Horses) (Dir. Nabil Ayouch)
Trois Monde (Dir. Catherine Corsini)
Antiviral (Dir. Brandon Cronenberg)
7 Dias en la Habana (Dir. Benicio Del Toro, Pablo Trapero, Julio Medem, Elia Suleiman, Juan Carlos Tabio, Gaspard Noé, and Laurent Cantet)
Le Grand Soir (Dir. Benoit Delépine and Gustave Kervern)
Laurence Anyways (Dir. Xavier Dolan)
Después de Lucia (Dir. Michel Franco)
Aimer à perdre la raison (Dir. Joachim Lafosse)
Student (Dir. Darezhan Omirbayev)
La Pirogue (The Pirogue) (Dir. Moussa Toure)
Elefante Blanco (White Elephant) (Dir. Pablo Trapero)
Confession of a Child of the Century (Dir. Sylvie Verheyde)
Mystery (Dir. You Le)
Beasts of the Southern Wild (Dir. Benh Zeitlin)

MOSTRA NÃO COMPETITIVA
Thérèse Desqueyroux (Dir. Claude Miller)
Io e Te (Me and You) (Dir. Bernardo Bertolucci)
Madagascar 3: Europe’s Most Wanted (Dir. Eric Darnell and Tom McGrath)
Hemingway & Gellhorn (Dir. Philip Kaufman)
EXIBIÇÕES À MEIA-NOITE
Dario Argento’s Dracula (Dir. Dario Argento)
Ai to Makoto (Dir. Takashi Miike)

ANIVERSÁRIO DE 65 ANOS
Une journée particulière (Dir. Gilles Jacob and Samuel Faure)

APRESENTAÇÕES ESPECIAIS
Der Müll im Garten Eden (Polluting Paradise) (Dir. Fatih Akin)
Roman Polanski: A Film Memoir (Dir. Laurent Bouzereau)
The Central Park Five (Dir. Ken Burns, Sarah Burns, and David McMahon)
Les Invisibles (Dir. Sébastien Lifshitz)
Journal de France (Dir. Claudine Nougaret and Raymond Depardon)
A Musica Segundo Tom Jobim (Dir. Nelson Pereira dos Santos)
Villegas (Dir. Gonzalo Tobal)
Mekong Hotel (Dir. Apichatpong Weerasethakul)



Moonrise Kingdom de Wes Anderson 

Cosmopolis de David Cronenberg

On the Road de Walter Salles


Killing them Soflty

Lawless

Mud

On The Road

Dracula

SIGA LARIOSCINE NO FACEBOOK E CONCORRA A PRÊMIOS

sexta-feira, 13 de abril de 2012

GALO DE BRIGA (1974)



  No começo da década de 70, uma leva de cineastas estadunidenses se contrapunha aos estúdios, a fim de produzirem obras mais realistas. Seus filmes eram retratos fiéis de uma nação que se dizia superiores, mas que cambaleava entre escândalos políticos e fracassos bélicos.  Suas obras imprimiram uma sub-cultura crua ao fadado cinemão dos EUA. A crítica dos jovens diretores castigava o conservadorismo patriótico e manchava o famigerado lema do "american dream".

   Entre esses jovens e talentosos cineastas está Monte Hellman. Mesmo não sendo tão conhecido como os cineastas de sua época, o diretor possui uma história representativa no cinema independente americano. Hellman foi um dos inúmeros talentos inestimáveis que recebeu aporte do legendário produtor Roger Corman. Entre as parcerias de Hellman e Corman, destacam-se as películas de faroeste, que foram reconhecidas internacionalmente pela crueza imprimida na tela. A revista francesa "Cahiers du Cinema", por exemplo, elegeu "A Vingança de um Pistoleiro" como um dos melhores filmes de 1965.

   Seu estilo europeu em retratar a América (seus faroestes lembram muito o ´spaghetti western italiano´) levou a Universal a produzir sua maior obra-prima - "Corrida sem Fim". Apesar de ser vangloriado pela crítica, o filme foi um fiasco nas bilheterias. Hellman, então, voltou a contar com a colaboração de Corman para o filme mais polêmico de sua carreira - "Galo de Briga".






   A personalidade e talento do cineasta atraíram nomes de peso como o do legendário diretor de fotografia espanhol Nestór Almendros.  Lewis Teague, que anos mais tarde seria reconhecido como cineasta de películas como "A Jóia do Nilo", "Cujo", "Olhos de Gato" e "Alligator", também integrou a equipe, sendo o responsável pela montagem da película.






   "Galo de Briga" conta a história de Frank (Warren Oates), um treinador e apostador de rinha onde duelam galináceos. Por falar mais do que devia, e por perder muito dinheiro, o protagonista decide se calar até que consiga vencer o principal torneio de briga de galos da região. Seu fascínio em torno do cruel jogo de apostas é mal visto por Mary (Patricia Pearcy), sua derradeira paixão. A moça, que também o ama, dá um ultimato para que Frank largue esse tipo de vida.





   O dilema entre o amor de uma mulher e de seu modo de viver logo se dissipa, diante da oportunidade em disputar o famigerado torneio de rinha. Com ajuda do sócio Omar (Richard B.Shull) e de Buford (Robert Earl Jones, pai de James Earl Jones), Frank precisa recuperar o orgulho perdido. Para isso o protagonista terá que vencer uma aposta com Jack Burke (Harry Dean Stanton), seu maior rival. O durão Frank é um homem marginalizado por suas virtudes, que busca em algo aparentemente banal, sua redenção. Essa característica contrapõe-se à idealização heroica que o cinema americano pregava para seus protagonistas..



   Baseado em um romance de Charles Willeford, "Galo de Briga" é mais despojado que as películas antecessoras de Hellman, mas não menos complexa. O foco do cineasta na população rural extrai a verdadeira essência de um país como os EUA. São nas cidades interioranas que habitam grande parte da população, que mesmo na década de 70, ainda gozava de estilos de vidas ultrapassados.



   Controverso, "Galo de Briga" já diverte pelo tema pouco convencional, sem perder a contundência em desmistificar àquela imagem da América "feia" e "suja", pouco explorada pelo cinema estadunidense.

terça-feira, 10 de abril de 2012

SESSÃO GRINDHOUSE - 50 dicas e pôsteres de filmaços



SESSÃO GRINDHOUSE

Para estrear essa nova sessão do LARIOSCINE, seguem 50 pôsteres de grandes filmes de "Grindhouse". Toda semana vou produzir uma crítica desses e de outras pérolas do exploitation das décadas de 60, 70 e 80. Curioso? Siga o blog no Facebook para se manter sempre informado.

50 filmaços
50-) Lady Snowblood

49-) Cani Arrabbiati

48-) Il Grande Racket

47-) Confessione di un Commissario de Polizia al Procuratore della Repubblica


46-) Lan tou He

45-) The Big Boss

44-) The Ultimate Degenerate

43-) Coonskin

42-) Faster, Pussycat! Kill! Kill!

41-) Coffy


 40-) Heavy Traffic


39-) Quel Maledetto Treno Blindato (Inglorious Basterds)


38-) Mad Monkey Kung Fu


37-) Wu du


36-) Thriller - en grym film


35-) Race with the Devil



34-) La Morte ha Sorriso all assassino


33-) I Corpi presentano tracce di violenza carnale


32-) The Killing Kind

31-) Dirty Duck (Cheap)

30-) Se Incontrari Sartana Prega Per La Tua Morte

29-) Foxy Brown


 28-) Satsujin Ken 2


27-) Johnny Firecloud


26-) Fight for your Life


25-) The Big Bird Cage


24-) Big Doll House


23-) Madhouse


22-) The Trip


21-) The Baby


20-) Bucktown


19-) Jag - en oskuld


18-) J.D.´s Revenge


17-) Turkey Shoot


16-) Abby


15-) Mil Gritos Tiene La Noche


14-) The Car


13-) Raw Force
12-) Tenement


11-) The Wizard of Gore


10-) Don´t Go in the House


09-) Sssssss


08-) Ilsa, Harem Keeper of the Oil Sheiks


07-) La Montagna del dio Cannibale


06-) Last House on Dead End Street


05-) Gwendoline


04-) Class Reunion Massacre


03-) Flesh Gordon


02-) Bloodsucking Freaks


01-) Empire of the Ants
 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs