quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Indicados ao Globo de Ouro 2011

Francamente posso dizer que estou decepcionado com os indicados do Globo de Ouro 2011. O prêmio concedido pela crítica internacional, e que acontece no dia 16 de janeiro em Los Angeles, revelou suas indicações. A categoria que mais me decepcionou foi a de "Melhor Comédia ou Musical". Pérolas como "Burlesque" e "Red-Aposentados e Perigosos" foram dois dos cinco indicados. Os fracos "Alice no País das Maravilhas" e "O Turista", ambos com Johnny Depp também foram lembrados nessa categoria. A única película ao meu ver que mereceu uma indicação foi o indie "Minhas Mães e meu Pai". Cade o "Scott Pilgrim" entre os indicados?

Após a aguardada revelação, Hollywood começa com sua temporada pré-Oscar, apostando em seus filmes favoritos. Uma pena que 2010 não foi um grande ano para o cinema estadunidense. Os grandes favoritos são; Jesse Eisenberg (Rede Social) para ator; Natalie Portman (Cisne Negro) para atriz; Christian Bale (O Vencedor) para ator coadjuvante; Helena Bonham Carter (O Discurso do Rei) para atriz coadjuvante. Já David Fincher deve receber o Globo de Ouro como melhor diretor por "A Rede Social". Confira a lista dos indicados.

Melhor filme dramático
Cisne Negro (FOTO)
A Rede Social

  Melhor comédia ou musical
 Alice no País das Maravilhas
O Turista

  Melhor ator dramático
Mark Wahlberg por O Vencedor

  Melhor atriz dramática
Michelle Williams por Blue Valentine

Melhor ator de comédia ou musical  
Kevin Spacey por Casino Jack

  Melhor atriz de comédia ou musical
Emma Stone por A Mentira (FOTO)

Melhor ator coadjuvante
Geoffrey Rush por The King's Speech

Melhor atriz coadjuvante
Jacki Weaver for Animal Kingdom

  Melhor diretor
David O. Russell por O Vencedor (2010)

Melhor roteiro
A Rede Social (2010): Aaron Sorkin

 Melhor canção
Burlesque (2010/I): Samuel Dixon, Christina Aguilera, Sia Furler("Bound to You") (FOTO)
Burlesque (2010/I): Diane Warren("You Haven't Seen The Last of Me")
Country Strong (2010): Bob DiPiero, Tom Douglas, Hillary Lindsey, Troy Verges("Coming Home")
Enrolados (2010): Alan Menken, Glenn Slater("I See the Light")

 Melhor trilha sonora
A Rede Social (2010): Trent Reznor, Atticus Ross

 Melhor animação
Meu Malvado Favorito
Toy Story 3

  Melhor filme estrangeiro
Biutiful (2010)(Mexico/Espanha)
Le concert (2009)(França)
Kray (2010)(Rússia)
Io sono l'amore (2009)(Itália) (FOTO)
Hævnen (2010)(Dinamarca)

Homenageado da noite (Cecil B.De Mille): Robert De Niro

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Retrospectiva de um cinéfilo 2010 - TOP 25- Os melhores

Tenho uma mania que me acompanha já faz três anos. Todo filme que assisto, seja bom ou ruim, eu procuro o pôster no Google, e salvo em uma pasta. Renomeio com a data que assisti, e em seguida dou minha nota para o filme. Em 2010 ano tive o privilégio de assistir a mais de 200 filmes. Talvez você ache uma média alta, mas tem muito cinéfilo que conheço que assiste pelo menos um filme por dia. Uma prazerosa tarefa diária que seguiria a risca caso não trabalhasse.

Como evito assistir películas ruins, tive uma média alta de filmes com nota acima de sete. "Garinpando" o mundo cinematográfico, descobri tesouros inestimáveis de cineastas consagrados, e obras de países com mercado de cinema alternativo. Também me frustrei com obras ditas por muitos como excelentes. Claro que tenho que seguir minha bagagem cinematográfica e não "nadar a favor da corrente". Por isso decidi dividir com vocês algumas impressões que tive sovre os filmes de 2010.

Abaixo segue os 25 melhores filmes que assisti nesse ano. O critério adotado para essa lista foi das películas com as maiores notas, e com características que as tornam obras-primas.

25-)Vingança Redentora de Shane Meadows (2004) - Inglaterra- Suspense
24-) Akira de Katsuhiro Ôtomo (1988) - Japão - Animação

 23-) Lone Star- A Estrela Solitária de John Sayles (1996)- EUA- Suspense

22-) Caro Diário de Nanni Moretti (1993)- Itália- Comédia

21-) A Rede Social de David Fincher (2010)- EUA- Drama

20-) Gritos e Sussuros de Ingmar Bergman (1972)- Suécia- Drama

19-) A Fita Branca de Michael Haneke (2009)- Alemanha- Drama

18-) Barton Fink de Ethan Coen e Joel Coen (1991)- EUA- Drama

17-) Scott Pilgrim contra o Mundo de Edgar Wright (2010)- EUA- Comédia

16-) Rififi de Jules Dassin (1955)- França- Suspense

15-) Nove Rainhas de Fabián Bielinsky (2000)- Argentina- Suspense

14-) Meu Jantar com André de Louis Malle (1981)- EUA- Drama

13-) A Rosa Púrpura do Cairo de Woody Allen (1985)- EUA- Comédia


 12-) Toy Story 3 de Lee Unkrich (2010)- EUA- Animação


11-) Stalker de Andrey Tarkovskiy (1979)- URSS- Drama

10-) Faça a Coisa Certa de Spike Lee (1989)- EUA- Drama

09-) Meu ódio será tua Herança de Sam Peckinpah (1969)- EUA- Faroeste

08-) Glória Feita de Sangue de Stanley Kubrick (1957)- EUA- Guerra

07-) Marca da Maldade de Orson Welles (1957)- EUA- Suspense
06-) Os Sete Samurais de Akira Kurosawa (1954)- Japão- Drama

05-) Cidade dos Sonhos de David Lynch (2001)- EUA- Drama

04-) Doze Homens e uma Sentença de Sidney Lumet (1957)- EUA- Suspense

03-) O Sétimo Selo de Ingmar Bergman (1957)- Suécia- Drama

02-) Dr.Fantástico de Stanley Kubrick (1964)- EUA- Comédia

01-) Viver de Akira Kurosawa (1952)- Japão- Drama

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O SÉTIMO SELO (1957)

Ingmar Bergman, amante da vida, e como todo humano, temeroso a morte, várias vezes abordou-a em sua extensa filmografia. O cineasta sempre fez questão de lembrar seu espectador sobre a sua presença inerte durante a vida de cada indivíduo. Ele a usou como vingança em "A Fonte da Donzela", como desequilíbrio familiar em "Gritos e Sussuros" e inspiração nostálgica em "Morangos Silvestres". Porém em "O Sétimo Selo" o cineasta a materializou como uma exímia xadrezista. Tendo como oponente um robusto cavaleiro, inseguro quanto sua fé e descrente da existência divina.


Após convidar a morte (Bengt Ekerot) em pessoa para uma partida de xadrez, Antonius Block (Max von Sydow) tenta domina-la afim de adiar sua existência. Orgulhoso diante da seviciadora criatura encapuzada, o cavaleiro traça armadilhas para despista-la. O tabuleiro é uma Suécia doente tomada pela Peste Negra. As peças são os camponeses que servem como inspiração para o descrente Block. Entre eles um belo casal de atores andarilhos, que passam o tempo entretendo povoados sofridos e temerosos. A vitalidade em torno deles, contrasta com a filosofia niilista do cavaleiro, que outrora servia Deus através de sua cortante espada. Ao conhecer e ajudar o casal de artistas, Block sente-se protegido pelo efémero sentimento de esperança que o domina. Como uma breve salvação, os andarilhos tornam-se um ofuscante significado para sua vida banal.


    A solidão do inseguro protagonista só não é maior devido a presença de Jons (Gunnar Björnstrand), seu fiel escudeiro. Com aptidão à discursos bem articulados, o grandalhão e carismático companheiro, ajuda oprimidos camponeses na árdua tarefa de sobrevivência. Sua grandeza espiritual o protege do temor em relação a sombria e constante presença da morte. 

   Escondidos em máscaras viris e truculentas, Block e Jons planejam cruzar uma escura floresta durante a noite, afim de se chegarem salvos ao castelo do cavaleiro. Com eles o radiante casal de artistas Jof (Nils Poppe) e Mia (Bibi Andersson) e o pequeno filho, além do lenhador Blacksmith (Åke Fridell) e sua lasciva e adúltera esposa Karin (Inga Landgré). Apesar da ligeira esperança nutrida através de seus novos companheiros, a morte cruza novamente o caminho do incessante cavaleiro, e o enfraquece com a presença de uma jovem moça. Considerada o demônio em pessoa, a Bruxa, como é chamada pelos cavaleiros a serviço de Deus, é questionada pelo esbelto cavaleiro descrente, que tenta se convencer da possessão. Ao invés disso ele presencia o terror nos olhos lacrimosos da amaldiçoada garota em chamas. Sua fé então, abruptamente desvanece, torna-o vulnerável a sedenta figura negra que o atormenta. 
   "O Sétimo Selo" é um ensaio sobre a fé questionada e sobre a figura divina que alivia o temor da humanidade. A descrença na imagem de Deus se bifurca e traça caminhos opostos aos olhos de cada um. Uma obra-prima merecedora da admiração para qualquer entusiasta da sétima arte e/ou filosofia. A concepção primorosa do cineasta sueco não se resume apenas em sua mão firme ao tratar do tema. Mas também por encaixar elementos que criam uma atmosfera tensa para o espectador. Tal qual o conjunto das imagens bem fotografadas em preto e branco, até a contundente trilha sonora. Bergman criou um filme com duas vertentes distintas que pode se encaixar ao gosto de seu espectador. Portanto assista e faça sua escolha.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Notícias

 Morreu ontem (28 de novembro), o ator canadense Leslie Nielsen, aos 84 anos. Galã na década de 50 em produções baratas, e na cultuada película O Planeta Proibido (1956), Nielsen participou de dezenas de séries em sua carreira. Mas foi na comédia Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu (1980) que o canadense definiu sua carreira como um talentoso e carismático comediante. A vertente cômica de Leslie Nielsen chegou ao ápice com Corra Que a Polícia Vem Aí!(1988) e seu icônico personagem Frank Drebin. Depois disso Nielsen se entregou para comédia de vez. Seu nome então se tornou um sinônimo de comédias pastelões e besterois. Leslie William Nielsen deixou uma filmografia extensa de mais de cem filmes e dezenas de participações em séries televisivas.
Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 teve na semana passada, uma das estréias mais lucrativas da história do cinema. Essa semana o primeiro filme adaptado do ultimo livro da série, permaneceu como o mais assistido nos EUA. Na sua cola ficou a mais nova animação 2-D da Disney, Enrolados, que faturou U$69 milhões em sua estréia. Megamente, animação da Dreamworks ficou em terceiro e já arrecadou U$130 milhões nas três semanas em cartaz. Burlesque com Christina Aguilera e Cher ficou em quarto e Incontrolável com Denzel Washington e Chris Pine, fecharam o TOP 5 das películas mais vistas nos EUA nesse fim de semana.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Oscar 2011- Possíveis indicados

Todo ano é a mesma coisa. Tanto público quanto a crítica tentam apontar os possíveis indicados aos prêmios da Academia. Apesar da transmissão da cerimônia ter sido um fracasso cada vez maior a cada ano, a áurea em torno da estatueta dourada continua forte. Tanto os vencedores quanto os indicados serão sempre lembrados por seus trabalhos que mereceram atenção da Academia de Ciências Cinematográficas. Nomes desconhecidos, geralmente são agradáveis surpresas. Para o Oscar do ano que vem estão cotados rostos pouco conhecidos como de Jacki Weaver (Animal Kingdom), Lesley Manville (Another Year), Jennifer Lawrence (Winter's Bone), Domhnall Gleeson (True Grit)

Entre os atores mais consagrados, a lista de supostos indicados tem Javier Bardem (Biutiful), Nicole Kidman ( Rabbit Hole), Bill Murray ( Get Low), Sam Rockwell e Hilary Swank (Conviction) e Naomi Watts (Fair Game). Também existem nomes muito bem cotados que muitos apostam como presença certas durante a premiação. É o caso de Sean Penn (Fair Game), Jesse Eisenberg ( A Rede Social), Ryan Gosling (  Blue Valentine), Christian Bale e Amy Adams ( The Fighter), Helena Bonham Carter e Colin Firth ( The King's Speech) e Juliane Moore ( Minhas Mães e Meu Pai).


Na categoria de direção, nomes bem conhecidos podem estar entre os indicados no próximo ano. Ben Affleck ( Atração Perigosa), Nigel Cole ( Made in Dagenham), Darren Aronofsky (Black Swan), Christopher Nolan (A Origem), Mike Leigh ( Another Year), Tom Hooper (The King's Speech) e Doug Liman (  Fair Game) são os favoritos para o prêmio de Melhor Diretor.

Segue abaixo outros pitacos referente a supostas indicações.

 "127 Hours", novo filme de Danny Boyle causa impacto nos espectadores, nessa história real do alpinista Aron Ralston. James Franco recebeu boas cotações da crítica, pois o enfoque do filme é praticamente em sua atuação solitária. Danny Boyle soube mesclar um clima claustrofóbico, com uma bela fotografia do deserto de Utah, nos EUA.
 O sombrio suspense dramático "The Black Swan" do ótimo Darren Aronofsky está praticamente confirmado entre os dez indicados na categoria de "melhor filme". "The Black Swan" vem colecionando boas críticas por onde vai passando A bela Natalie Portman pode ser indicada pela segunda vez (a primeira foi por "Closer" em 2004) pelo papel da bailarina que é supostamente perseguida por uma rival.
 A categoria de filmes estrangeiros é umas mais imprevisiveis. Películas como o argentino "Carancho" de Pablo Trapero (FOTO); o venezuelano "Hermano" de Marcel Rasquin; o turco "Bal" de Semih Kaplanoğlu; "Biutiful" de Alejandro González Iñárritu são alguns dos prováveis filmes que podem estar na seleta lista. Esqueça "Lula, O Filho do Brasil", representante brasileiro entre os indicados do próximo ano.

 Contudo o Brasil pode ser representado na categoria de "melhor documentário". "Lixo Extraordinário" de Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim é uma produção estadunidense e brasileira. O filme retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz no aterro de Duque de Caxias, junto com catadores de lixo. "Lixo Extraordinário" coleciona prêmios ao redor do mundo, inclusive foi agraciado no último "Sundance". "Exit Through the Gift Shop" do polêmico Banky, "Trabalho Interno" de Charles Ferguson e "Waiting for Superman" de Davis Guggenheim são outros documentários entre os 15 supostos indicados ao Oscar 2011.
 "A Rede Social" (crítica abaixo) é uma divertida biografia do jovem bilionário Mark Zuckerberg, criador do site de relacionamentos "Facebook". Além da boa mão de David Fincher (seu melhor filme em 11 anos), o filme conta com atuações competentes como a de Jesse Eisenberg, interpretando o protagonista, Andrew Garfield e Justin Timberlake.
 A famosa expressão "efeito sanfona" cabe muito bem ao protagonista de Batman. Christian Bale pela quarta vez , emagreceu para viver algum personagem mirrado no cinema.Tal como Dickie Eklund no drama de David O.Russell,  "The Fighter". Seria justo a Academia indicar Bale, nem que seja pelo conjunto da obra. O ator é um dos melhores de sua geração, e é criador de uma bela galeria de personagens exóticos. Além de Christian Bale, o filme conta com as excelentes Amy Adams e Melissa Leo. Mark Wahlberg é o tal lutador de boxe do título do filme.

 Mais um ano que se passa, e uma obra da Pixar está entre a favorita para a categoria de "melhor longa de animação". "Toy Story 3" consegue unir a mitologia em torno dos conhecidos brinquedos, com o melhor que a tecnologia criou nesses últimos dez anos que o separam do segundo filme. O favoritismo só não é mais evidente porque a Dreamworks Animation lançou o tocante "Como Treinar o seu Dragão" esse ano. Os dois longas citados vão estar como toda certeza entre os cinco indicados do Oscar 2011.
 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs