segunda-feira, 20 de agosto de 2007

ZONA DE RISCO (2000)


De vez em quando nos deparamos com obras-primas cinematográficas sensacionais.
Chan Wook Park é um exemplo de cineasta que deve ser minerado por cinéfilos do mundo todo. Seu filme mais famoso é o controverso Oldboy de 2003. Mas antes do sucesso mundial, Park, também já tinha prestigio em seu país, e por toda Ásia, graças à Zona de Risco.
A trama mostra soldados da fronteira entre Coréia do Norte e Sul, que cultivam uma amizade enorme, independente de seus ideais, e de suas pátrias. Mas em uma fatidica noite de Outubro, dois soldados norte coranos são mortos e abala a paz da região. O mistério permanece. Uma suiça é encarregada de assumir o caso. Ela trabalha para Forças dos Países Neutros.
Inteligente e ágil, o filme prende atenção com seu suspense, ação e drama, que retrata a amizade proibida de quatro soldados, que em meio ao clima tenso, conseguem se firmar em uma bela amizade. A pergunta fica é...porque das guerras? porque desse eterno duelo entre as duas pátrias, que só foram separadas após a Guerra da Coréia? As perguntas ficam no ar e nos faz refletir sobre esse grande vazio. Em meio ao caos eles abriram uma brecha e uma esperança.
Para mim Zona de Risco só perde em termos visuais de Oldboy, porque esse filme, na minha opinião, é o melhor dos dois.Chan Wook Park, tem muito ainda para nos mostrar do que é capaz. Seu cinema é belo. Belíssimo.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

AGUIRRE, A CÓLERA DOS DEUSES (1972)


Herzog e Kinski. Uma das parcerias mais impagáveis da história do cinema mundial, se dá o inicio nesse filme de 1972. AGUIRRE, A CÓLERA DOS DEUSES, é a obra prima de Herzog, por vários fatores. Primeiro, que Klaus Kinski é o próprio Aguirre, desbravador espanhol, que anseia conquistar todas as terras pertecentes à Espanha, e encontrar a lendária cidade de El Dorado, mesmo que para isso contrarie seus superiores, como Don Pedro de Ursua (interpretado pelo brasileiro Ruy Guerra). Com o poder da palavra, Aguirre conquista os homens, que sonham com riquezas, caso encontre a cidade perdida de El Dorado. Nomeiam Don Fernando de Guzman, o novo imperador das terras que irão ser conquistadas. Em meio ao caminho dessa odisséia, Aguirre e seus homens lutam contra as fortes correntes do rio e de indios canibais. Sua loucura leva a morte de todos seus subordinados, e a própria solidão, em meio a imensa mata Amazônica. O personagem de Kinski, em alguns momentos mostra sensibilidade, quando presenteia sua filha, também presente na expedição, com um animal. Ou seja, Aguirre, mostra todos os sentimentos, desde ambição até o amor pela sua filha, magestralmente dirigido por Herzog. A natureza do personagem é um grande paradoxo, e sua heresia diante a deus (ou a natureza), é castigada com a perda de seus grandes ideais e seu grande amor. No final, Aguirre é somente um homem sobre uma balsa, flutuando em um rio de solidão. Senhoras e senhores, esse é AGUIRRE, A CÓLERA DOS DEUSES, demonstração de como o cinema deveria ser em todos aspectos.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Sweeney Todd


Johnny Depp, Johnny Depp. Dizer que ele é versatil e tão clichê quanto um filme de Chuck Norris. Tim Burton, Tim Burton. Tão sombrio e peculiar. Não estou sendo original nesse texto. Me desculpe, mas não posso deixar de escrever isso, porque é a mais pura verdade. Enfim, a Warner, liberou a primeira foto de Sweeney Todd, filme que é baseado no musical de Stephen Sodheim que será lançado nos EUA em Dezembro. De longe agente jápode notar que Johnny Depp, ao menos terá uma indicação ao Globo De Ouro. Podem apostar.
A história se passa na Inglaterra do século retrasado, quando o famoso barbeiro Benjamin Barker é expulso de Londres, o que ocasiona um desastre familiar. Anos depois ele retorna a cidade com o pseudônimo de Sweeney Todd, e faz diversas vítimas, como vingança. Com o resto dos cadaveres, Todd faz tortas com a ajuda de Mrs. Lovett (Helena Bonham Carter). Versatilidade e o sombrio, fazem parte desses dois grandes artistas de Hollywood Moderno. Ainda no elenco Sasha Baron Cohen e o sempre ótimo Alan Rickman.
 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs