segunda-feira, 20 de agosto de 2007

ZONA DE RISCO (2000)


De vez em quando nos deparamos com obras-primas cinematográficas sensacionais.
Chan Wook Park é um exemplo de cineasta que deve ser minerado por cinéfilos do mundo todo. Seu filme mais famoso é o controverso Oldboy de 2003. Mas antes do sucesso mundial, Park, também já tinha prestigio em seu país, e por toda Ásia, graças à Zona de Risco.
A trama mostra soldados da fronteira entre Coréia do Norte e Sul, que cultivam uma amizade enorme, independente de seus ideais, e de suas pátrias. Mas em uma fatidica noite de Outubro, dois soldados norte coranos são mortos e abala a paz da região. O mistério permanece. Uma suiça é encarregada de assumir o caso. Ela trabalha para Forças dos Países Neutros.
Inteligente e ágil, o filme prende atenção com seu suspense, ação e drama, que retrata a amizade proibida de quatro soldados, que em meio ao clima tenso, conseguem se firmar em uma bela amizade. A pergunta fica é...porque das guerras? porque desse eterno duelo entre as duas pátrias, que só foram separadas após a Guerra da Coréia? As perguntas ficam no ar e nos faz refletir sobre esse grande vazio. Em meio ao caos eles abriram uma brecha e uma esperança.
Para mim Zona de Risco só perde em termos visuais de Oldboy, porque esse filme, na minha opinião, é o melhor dos dois.Chan Wook Park, tem muito ainda para nos mostrar do que é capaz. Seu cinema é belo. Belíssimo.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

AGUIRRE, A CÓLERA DOS DEUSES (1972)


Herzog e Kinski. Uma das parcerias mais impagáveis da história do cinema mundial, se dá o inicio nesse filme de 1972. AGUIRRE, A CÓLERA DOS DEUSES, é a obra prima de Herzog, por vários fatores. Primeiro, que Klaus Kinski é o próprio Aguirre, desbravador espanhol, que anseia conquistar todas as terras pertecentes à Espanha, e encontrar a lendária cidade de El Dorado, mesmo que para isso contrarie seus superiores, como Don Pedro de Ursua (interpretado pelo brasileiro Ruy Guerra). Com o poder da palavra, Aguirre conquista os homens, que sonham com riquezas, caso encontre a cidade perdida de El Dorado. Nomeiam Don Fernando de Guzman, o novo imperador das terras que irão ser conquistadas. Em meio ao caminho dessa odisséia, Aguirre e seus homens lutam contra as fortes correntes do rio e de indios canibais. Sua loucura leva a morte de todos seus subordinados, e a própria solidão, em meio a imensa mata Amazônica. O personagem de Kinski, em alguns momentos mostra sensibilidade, quando presenteia sua filha, também presente na expedição, com um animal. Ou seja, Aguirre, mostra todos os sentimentos, desde ambição até o amor pela sua filha, magestralmente dirigido por Herzog. A natureza do personagem é um grande paradoxo, e sua heresia diante a deus (ou a natureza), é castigada com a perda de seus grandes ideais e seu grande amor. No final, Aguirre é somente um homem sobre uma balsa, flutuando em um rio de solidão. Senhoras e senhores, esse é AGUIRRE, A CÓLERA DOS DEUSES, demonstração de como o cinema deveria ser em todos aspectos.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Sweeney Todd


Johnny Depp, Johnny Depp. Dizer que ele é versatil e tão clichê quanto um filme de Chuck Norris. Tim Burton, Tim Burton. Tão sombrio e peculiar. Não estou sendo original nesse texto. Me desculpe, mas não posso deixar de escrever isso, porque é a mais pura verdade. Enfim, a Warner, liberou a primeira foto de Sweeney Todd, filme que é baseado no musical de Stephen Sodheim que será lançado nos EUA em Dezembro. De longe agente jápode notar que Johnny Depp, ao menos terá uma indicação ao Globo De Ouro. Podem apostar.
A história se passa na Inglaterra do século retrasado, quando o famoso barbeiro Benjamin Barker é expulso de Londres, o que ocasiona um desastre familiar. Anos depois ele retorna a cidade com o pseudônimo de Sweeney Todd, e faz diversas vítimas, como vingança. Com o resto dos cadaveres, Todd faz tortas com a ajuda de Mrs. Lovett (Helena Bonham Carter). Versatilidade e o sombrio, fazem parte desses dois grandes artistas de Hollywood Moderno. Ainda no elenco Sasha Baron Cohen e o sempre ótimo Alan Rickman.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

RATATOUILLE (2007)



Um ET aprendiz treina sua habilidades ao tentar guiar um humano até sua nave espacial. Assim que começa as quase duas horas de diversão oferecidas pela Pixar, no curta QUASE ABDUZIDO. Logo em seguida uma obra-prima. Fazia muito tempo que não saia do cinema tão impressionado por causa de um desenhp, que na minha opinião, deveria concorrer ao Oscar de Melhor Filme. Sem exagero nenhum, Ratatouille é sem dúvida um dos desenhos mais perfeitos da história do cinema. Rico em detalhes técnicos, prende muito a atenção com a história de Remy, simpático ratinho que adora culinária, que por acidente do destino se perde de sua colônia e acaba em Paris, perto do restaurante de seu ídolo gastronômico. E assim se desenvolve a história, que além de perfeita tecnicamente, e sublime no roteiro. Os roteiristas devem ter pesquisado muito a respeito de culinária, pois dá uma verdadeira aula sobre assunto, sem contar com a moral da trama. Pode parecer estranho, mas no desenho há uma critica aos criticos da arte, o que é sensacional!!!! O preconceito também está em pauta, porque afinal, rato além de ser asqueroso, na cozinha, é o dobro de nojento.
Leve os filhos, a namorada ou vá sozinho mesmo, mas não perca essa fábula moderna.
Nota-9,5






sexta-feira, 13 de julho de 2007

ALAIN RESNAIS









Com a estréia de MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PÚBLICOS, resolvi fazer uma pequena bio grafia do cineasta desse filme, o veterano ALAIN RESNAIS. Antes de fazer longas de ficção, Resnais atuava na área de documentários de curta metragem. Seu primeiro longa, talvez tenha sido também sua maior Obra Prima. Hiroshima Mon Amour (1959) trazia Emmanuele Riva como uma jovem moça que se apaixona por Eiji Okada em Hiroshima. Sua obra seguinte foi O Ano Passado em Marienbad (1961) conta a história de um homem que tenta convencer uma mulher a fugir com ele, mas a mesma não tem certeza se teve um caso com ele. Depois desse filme Resnais foi considerado o "cineasta do tempo e da memória".
1966-A GUERRA ACABOU
1968-EU TE AMO, EU TE AMO
1974-STAVISKY
1976-PROVIDENCE
1980-MEU TIO DA AMÉRICA
1989-QUERO IR PARA CASA
1993-SMOKING/NO SMOKING
1997-AQUELA VELHA CANÇÃO
2006-MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PÚBLICOS
No final da década de 90, Resnais teve problemas com sua saúde (mais especificamente na visão). Mesmo assim dirigiu o musical Aquela Velha Canção, que foi bastante elogiado pela crítica, mas a pelicula não teve muito sucesso fora da França, porque consideravam-na muito regional.
Com mais de 50 anos de carreira e com a saúde debilitada, o cineasta de 85 anos estréia essa semana nos cinemas brasileiros com MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PÚBLICOS.

ESTRÉIAS DA SEMANA

Além de Harry Potter E A Ordem da Fênix ter estreiado na quarta-feira, os cinemas brasileiros têm mais duas estréias. A primeira é Medos Privados em Lugares Públicos do veterano Alain Resnais. O filme conta a história de seis pessoas que se cruzam diretamente ou indiretamente e buscam contato humano, na cidade Luz. O segundo filme é um documentário sobre o aclamado compositor Tom Zé e sua turnê pela Europa. O filme foi premiado no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Fangoria









Seguindo o exemplo da Rolling Stone, a Fangoria poderia ter sua revista brasileira. Como vocês já repararam sou admirador voraz de filmes de terror. Não tem nenhuma "instituição" (se quiser chamar assim) que fale desse tipo de gênero quanto essa revista. A anos ela é publicada nos EUA, e é um sucesso. Suas capas são no minimo chocantes. A exemplo de 4 capas que escolhi. No topo, a revista estampa, Sexta Feira 13-Parte 10, seguido por Uma Noite Alucinante 3, Nightbreed (de Clive Barker) e Zombie de Lucio Fulci.
Bem que poderiamos ter uma versão brasileira com o Zé do Caixão na primeira capa!!!!!!

quarta-feira, 11 de julho de 2007

MICHAEL MYERS



Rob Zombie reinventou o metal, colocando batidas eletrônicas e tornando as músicas mais dançantes. O White Zombie també possuia letras macabras e várias referências a filmes de horror. Tudo, claro, composto pelo vocalista Rob Zombie. Anos se passaram e ele decidiu se tornar cineasta. Dirigiu dois cults (A Casa dos 1000 Cadáveres e Rejeitados Pelo Diabo) e um trailer do Grindhouse. Resultado, o astro do rock é um dos mais celebrados cineastas de terror da atualidade. John Carpenter (um dos maiores diretores de sua geração), sabendo disso o "convocou" para dirigir o Remake de seu maior clássico. HALLOWEEN. Aquela história do psicopata que escapa do hospicio na véspera do dia das bruxas e volta a sua antiga cidade para matar todo mundo, inclusive sua irmã, será a mesma, só que mais sanguinária segundo o próprio Zombie!!! 31 de Agosto esta marcada a estréia de Halloween O Remake. E se depender dos fãs, a nova investida de Zombie vai faturar milhões.

SIMPSONS O FILME

Junho e Julho são os meses em que a indústria cinematográfica mais arrecada dinheiro. Na estréia de Transformers, por exemplo, o estúdio responsável pela película arrecadou mais de U$100 Milhões. Um valor um tanto quanto saboroso. Outro filme (desenho), que com certeza fará o maior suces´so, será o longa dos Simpsons. The Simpsons-The Movie, irá estreiar no dia 26 de Julho nos EUA, e terá a premiere na pequena Springfield do estado de Vermont. Segundo o criador da série, Matt Groening, o filme dos Simpsons causará algumas polêmicas (como se a séria já não fosse).
A história (escrita por 10 roteiristas), contará a atrapalhada de Homer na Usina de Springfield, o que resultará num desastre de proporção mundial.
The Simpsons-O Filme está marcado para estreiar dia 17 de Agosto. Com toda certeza, já estarei na estréia!!

terça-feira, 10 de julho de 2007

Aguardado mesmo para mim é DIARY OF THE DEAD do mestre do terror e pai de todos zumbis do cinema, George A.Romero. O senhor de Pittsburgh, já finalizou o filme que é em forma de documentário. DIARY OF THE DEAD, fará parte da série dos mortos vivos de Romero, que inclui clássico como, A Noite Dos Mortos-Vivos, Despertar dos Mortos (seu Remake é o~ótimo Madrugada Dos Mortos), Dia Dos Mortos (Já têm um remake também) e o recente Terra Dos Mortos. Infelizmente o filme não tem uma previsão de estréia, nem nos EUA.O que é certo que até o final do ano, chegue as telas gringas. Agora, vir para o Brasil é outra história. Se você for tão fã de Romero quanto eu, sempre acompanhe esse blog para mais informações.
Que Transformers, que nada...o filme do ano será DIARY OF THE DEAD!!!!

Enfim estreiou um dos filmes mais esperados do ano. A versão live action de Transformers arrecadou u$155 milhões no primeiro fim de semana. Quem se lembra do desenho. Eu particulamente detestava. Mas fazia muito sucesso na década de 80 tanto que em 1986 um longa de animação dos robôs virou sucesso. Pois é, Michael Bay, enfim acertou em cheio, depois de "fracasssos" como A Ilha e Bad-Boys 2.
Dia 20 de Julho, os brasileiros poderão conferir esse tão aguardado filme. Será que só eu que não to empolgado?!

domingo, 8 de julho de 2007

2007 será lembrado como o ano que mais se finalizou trilogias. Shrek, Homem-Aranha, Trilogia dos Homens, entre outras que não me recordo. Resident Evil também fará parte desse seleto clube. Mesmo que os filmes anteriores não tenham sido grande coisa. Milla Jovovich está de volta, só que agora no deserto de Nevada, travando algum plano contra a Umbrella Corporation (empresa que transformou os humanos em zumbis). O elenco contará tambem com Mike Epps, Ali Larter (Claire Redfield) e Ashanti.O diretor é Russell Mulcahy (O Sombra e Highlander). Como sou um grande fã da série para o video game não perderei esse filme que estreiará dia 5 de Outubro aqui no Brasil. Só espero que essa trilogia termine com chave de ouro, porque as outras, pelo amor...

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Eles Voltaram


Um dos casais mais mela cueca da história do cinema está de volta. Leonardo Di Caprio e Kate Winslet. Você que esperava ver eles na tela novamente terá a chance. Evidentemente não é nenhuma continuação de Titanic, mas sim da nova pelicula de Sam Mendes de Beleza Americana. Mendes dirigirá a esposa Winslet ao lado de Di Caprio num romance que se passa em meados da década de 50. O filme é uma adaptação do livro homônimo de Richard Yates. Revolutionary Road já tem sua data de estréia. 19 de Dezembro de 2008. Haja espera para os fãs do casal!!!

13 HOMENS E UM NOVO SEGREDO (2007)


Steven Soderbergh já foi um melhor cineasta. Foi o tempo em que no mesmo ano, Soderbergh receberá duas indicações para melhor diretor no Oscar. E ganhou!!! Hoje em dia ele, se preocupa mais em juntar a "galera" pra fazer um filme legal. É o caso de Full Frontal, filme porco estrelado por Julia Roberts e de 13 Homens.
Não que o último seja um mal filme, mas também não é lá grandes coisas. Mesmo com a ilustre presença de Al Pacino, que interpreta a vítima do bando liderado por George Clooney (aquele cara de sempre) e Brad Pitt.
A gangue arma uma vingança contra o hotel cassino de Bank (Pacino), pois o baixinho deu um golpe em Reuben (Elliott Gould) e quase o matou do coração. Clooney e cia, precisarão em uma noite, fazer o cassino ter um prejuizo avassalador, e de quebra terão que roubar diamantes, tesouro inestimável de Bank.
13 Homens é uma boa pedida para fim de semana tedioso, quando o cinema é a melhor opção.
Nota-5,5

quinta-feira, 5 de julho de 2007

ESTÁ NO AR O BLOG DO LARIOS

Nessa quinta-feira fria de Julho, o Blog do Larios "entra no ar", com informações sobre a sétima arte.
Portanto, esperem comentários toscos porém pertinentes sobre filmes que eventualmente assistirei.
E vamos levando...
Abraços e até amanhã, com a primeira critica!!!!
 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs