quinta-feira, 31 de maio de 2012

Estreia da semana - BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR




Por Carlos Larios

"Dos mesmos produtores de Alice no País das Maravilhas" estampa o pôster americano de "Branca de Neve e o Caçador". E como era de se esperar, o tom sombrio criado por efeitos CGI permeia a conhecida história de "Branca de Neve e os Sete Anões", tal como em "Alice" de Tim Burton. Contudo os pequenos companheiros da princesa que sofrem de nanismo, perdem espaço e dão lugar ao caçador, que ganha maior importância no filme.



A narrativa de "Branca de Neve e o Caçador" é construída em cima da famosa fábula criada pelos Irmãos Grimm, mas contrapõem-se às coloridas adaptações cinematográficas. Aqui a Floresta Negra é realmente perigosa e intimidadora, servindo de moradia para criaturas bestiais. A meiguice dos sete anões é comparada a de atrozes guerreiros bárbaros. A crueldade da malvada rainha origina-se de uma vida de amargura e decepções amorosas, despertando assim a vaidade homicida da rancorosa vilã. Portanto, não se atente ao tradicional conto de fadas para não se surpreender com aperitivo de tripas de corvo, perfurações com objetos pontiagudos e outras cenas pouco sutis no decorrer da trama.


Os realizadores do filme abusaram da liberdade poética para dar o tom sombrio à história. Contudo fica evidente que a base adotada pelo escritor Evan Daughery e os roteiristas do filme, foi livremente inspirada nos contos de J.R.R.Tolkien, e não apenas nos Irmãos Grimm.  O mundo medieval criado para "Branca de Neve e o Caçador" assemelha-se àquele que Peter Jackson transpôs para às telas de cinema. Assistindo a trechos isolados da trama, como nas batalhas contra o exército negro e as tomadas aéreas da jornada de Branca de Neve, fica evidenciado o dejá-vú tolkiano. Sem se esquecer dos rabugentos anões com sotaque britânico, que cantarolam canções seculares como as entoadas em "O Hobbit".


Dotado de belos efeitos especiais, a película transporta o espectador a um mundo de fantasia repleto de criaturas místicas e paisagens deslumbrantes. Tiro como exemplo o medonho troll que vive na Floresta Negra. A confecção da criatura foi tão bem elaborada que a pele do monstrengo é visivelmente constituída por cascas de árvores e musgos. Um trabalho impecável dos técnicos responsáveis pelos efeitos digitais.


 Entretanto o universo promissor redesenhado para esse filme, não teve o suporte que merecia. O roteiro segue uma estrutura narrativa simples, com reviravoltas convencionais e uma porção de clichês batidos. E dá-lhe discursos motivadores seguidos por celebração, velho sábio como aconselhador, reviravoltas previsíveis, batalhas campais dignas de "Coração Valente" e heroína pura que se transforma em uma impiedosa guerreira. Sim caros (as) leitores (as), a "inocente" Branca de Neve de sua infância perfura alguns guerreiros a serviço da poderosa rainha.


E se não bastasse o enfadonho argumento do filme, as atuações dos protagonistas não ajudam muito. Começando por Chris Hewsworth que interpreta o Caçador. Querendo se desvencilhar da sombra de Thor, o ator australiano entrega um personagem durão semelhante ao deus asgardiano da Marvel. Já Charlize Theron se esforça como a malvada madrasta, e até convence no papel da algoz de uma Branca de Neve bem insossa.


 Já Kristen Stewart, que interpreta a famosa princesa dos Contos de Fadas, continua a mesma. A atriz que se diz seguidora do famoso método de atuação criado por Constantin Stanislavski, é de longe a dona da pior interpretação do longa. Sua conhecida expressão da saga "Crepúsculo" permanece intacta. Desprovida de qualquer tipo de carisma que a personagem necessita, Stewart interpreta uma Branca de Neve fria, inexpressiva e nenhum pouco simpática. As limitações cênicas de Stewart poderiam ser maquiadas por um diretor competente, mas com a realização do novato Rubert Sanders, só se tornam mais gritantes.


 A falta de experiência do cineasta também compromete a película em outros aspectos. Preocupado em dar closes desnecessários de vasos caindo no chão e focar nos cabelos esvoaçantes da protagonista que cavalga à beira da praia em câmera lenta, Graves entrega uma película piegas e extremamente esquecível. Mesmo com a primorosa cenografia e efeitos, o filme cai em erros banais como flashbacks sépios, trilha-sonora enjoada composta pelo veterano James Newton Howard e falta de química entre os personagens da trama.

 "Branca de Neve e o Caçador" é bem intencionado, mas se perde na falta de talento de membros importantes da produção, e na obviedade do roteiro. O filme só não é pior devido à catarse visual criada pela equipe técnica. Uma dispensável e preguiçosa adaptação sombria da obra dos Irmãos Grimm.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Melhores momentos de Cannes 2012


Wes Anderson divulga "Moonrise Kingdom"

Bill Murray brinca com fotógrafos

Edward Norton na coletiva de "Moonrise Kingdom"

17 DE MAIO

Jacques Audiard, Marion Cotillard e Matthias Schoenaerts divulgam "De rouille et d'os"

Os egípcios Bassem Samra e Nahed El Sebaï no Tapete Vermelho de "Baad el Mawkeaa"

18 DE MAIO
Matteo Garrone, Loredana Simioli, Nando Paone de "Reality"

Sean Penn, Petra Nemcova, Paul Haggis divulgam ações beneficentes em prol do Haiti

Equipe de Paradies: Liebe

Atores de "Madagascar 3" na pré-estréia da animação

Jackie Chan divulga "Project A"

19 DE MAIO

Tom Hardy, Jessica Chastain, Shia Labeouf divulgam "Lawless"

Dario Argento e Thomas Kretschmann divulgam "Dracula 3D"

Cristina Flutur, Cristian Mungiu, Cosmina Stratan do romeno "Dupã dealuri"

Benh Zeitlin, Quvenzhané Wallis, Dwight Henry divulgam "Beasts of the Southern"

20 DE MAIO


Haneke e elenco de "Amour"

O veterano Jean-Louis Trintignant de "Amour"

Thomas Vinterberg e Mads Mikkelsen de "Jagten"

Roman Polanski

21 DE MAIO



Isabelle Huppert e Hong Sangsoo divulgam "Da-Reun Na-Ra-E-Suh"

Jérémie Renier, Pablo Trapero de "Elefante blanco"

O nonagenário cineasta francês Alain Resnais divulga "Vous n'avez encore rien vu"

Abbas Kiarostami e elenco no tapete vermelho de "Like someone in love"

22 DE MAIO


Brad Pitt divulga "Killing Them Softly"

Elenco de "The Angel´s Share" de Ken Loach

23 DE MAIO


Walter Salles e elenco de "On The Road"

Leos Carax e elenco de "Holy Motors"

 Benicio Del Toro é os demais diretores "7 dias en La Habana"

Bernardo Bertolucci em coletiva de imprensa

24 DE MAIO

Elenco de "The Paperboy"

John Cusack em coletiva de "The Paperboy"

Zac Efron de "The Paperboy"

Carlos Reygadas e elenco de "Post Tenebras Lux"

Nicole Kidman no tapete vermelho de "The Paperboy"

25 DE MAIO


Robert Pattinson e David Cronenberg divulgam "Cosmopolis"

Rodrigo Santoro, Nicole Kidman e Clive Owen no tapete vermelho de "Hemingway & Gellhorn"

Juliette Binoche no tapete vermelho de "Cosmopolis"

Elenco do filme russo "V Tumane" de Sergei Loznitsa

Cronenberg e elenco de "Cosmopolis"

26 DE MAIO

Elenco de "Mud"

Reese Witherspoon divulga "Mud"

Kim Kang-Woo na coletiva de Do-Nui Mat (The Taste of Money)

Tapete vermelho do filme "Renoir"


Leïla Bekhti e Tim Roth - Membros do Júri Un Certain Regard

O cineasta mexicano Michel Franco e seu "Despues de Lucia", venceram o Un Certain Regard

27 DE MAIO


Audrey Tautou, Gilles Lellouche, Anaïs Demoustier na coletiva de imprensa de "Thérèse Desqueyrou"

O presidente do Júri, Nanni Moretti na cerimônia de encerramento

Cristian Mungiu fatura em roteiro por "Dupã dealuri"

Membros do Júri

Michael Haneke de "Amour"

Laureados em Cannes 2012


VEJA OS VENCEDORES DA PALMA DE OURO 2012
 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs