terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
OS INCOMPREENDIDOS (1959)
Além da visão crítica à sociedade, a película é brilhante também, pelo trabalho técnico com as câmeras, que foi de suma importância para o cinema. Como o próprio Truffaut citou, "Os Incompreendidos" é um ode à novas técnicas cinematográficas e o "carro chefe" para um dos movimentos mais importantes da sétima arte; a "Nouvelle Vague". O filme recebeu algumas indicações para prêmios ao redor do mundo, como no Oscar e no Bafta. Mas a mais válida foi a de melhor diretor de 1959 para François Truffaut, no Festival de Cannes. Para apreciadores e estudiosos de cinema, fica aqui minha dica para assistir a essa bela película.
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
E O Oscar foi para...
Mas como esperado, a 81ª edição do Academy Awards não apresentou grandes surpresas. A única que teve, pelo menos para mim, foi bem frustrante, já que Sean Penn recebeu o Oscar de melhor ator, tirando do favorito da noite, Mickey Rourke. Durante seu discurso, disse que estava surpreso pelo prêmio, e elogiou Rourke por sua atuação em "O Lutador", além de citar Barack Obama, e deixar sua marca engajada na festa. Heath Ledger venceu e seus familiares foram receber o prêmio pelo falecido ator, arrancando lágrimas da platéia. Penélope Cruz e Kate Winslet venceram nas categorias de melhor atriz coadjuvante e melhor atriz, respectivamente. Danny Boyle venceu como diretor e seu "Slumdog Millionaire", levou a principal estatueta da noite. O homenageado de 2009 foi o gênio da comédia, Jerry Lewis, que aos 83 anos marcou presença e recebeu o Oscar das mãos de Eddie Murphy. Bollywood esteve muito presente na cerimônia, principalmente na parte das apresentações das canções. A deliciosa "Jai Ho" de "Slumdog Millionaire" levou a melhor e recebeu merecidamente o prêmio de melhor canção. Esse último filme, por sinal, foi o maior vencedor da noite, levando 8 Oscars. Confira na íntegra a lista dos ganhadores do 81º Academy Awards:
FILME: QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
DIRETOR: DANNY BOYLE (QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?)
ATOR: SEAN PENN (MILK)
ATRIZ: KATE WINSLET (A LEITORA)
ATOR COADJUVANTE: HEATH LEDGER (O CAVALEIRO DAS TREVAS)
ATRIZ COADJUVANTE: PENELOPE CRUZ (VICKY CRISTINA BARCELONA)
LONGA DE ANIMAÇÃO: WALL-E
ROTEIRO ADAPTADO: QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
ROTEIRO ORIGINAL: MILK-A VOZ DA LIBERDADE
DIREÇÃO DE ARTE: O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
FOTOGRAFIA: QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
FIGURINO: A DUQUESA
FILME ESTRANGEIRO: OKURIBITO (JAPÃO)
DOCUMENTÁRIO: O EQUILIBRISTA
DOCUMENTÁRIO DE CURTA-METRAGEM: SMILE PINKI
MONTAGEM: QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
MAQUIAGEM: O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON?
TRILHA SONORA ORIGINAL: QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
CANÇÃO ORIGINAL: JAI HO (QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?)
CURTA DE ANIMAÇÃO: LA MAISON EN PETITS CUBES
CURTA LIVE ACTION: TOYLAND
EDIÇÃO DE SOM: O CAVALEIRO DAS TREVAS
MIXAGEM DE SOM: QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
EFEITOS ESPECIAIS: O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Spirit Awards 2009
sábado, 21 de fevereiro de 2009
POR TRÁS DA MÁSCARA-O SURGIMENTO DE LESLIE VERNON (2006)
Após dois terços do longa, o filme passa da comédia para o terror, e uma série de reviravoltas acontece. Dirigido e escrito por Scott Glosserman, "Por Trás da Máscara" é uma sátira homenagem aos grandes filmes de terror, tentando mostrar os pensamentos e desejos por trás de um cruel assassino. A filosofia do serial killer é mostrada através da velha mística; "a eterna luta entre o bem e o mal". Segundo Vernon, essa questão deve ser sempre alimentada, tanto é que ele se auto denomina, um profissional do meio. Sua principal tarefa é se encarregar de promover o equilíbrio entre essas duas forças, claro, representando o lado do mal e tornando-se uma lenda. Esse filme é uma ótima pedida para fãs dos "slasher movies" (como eu) e cai como uma luva nessa época em que "Sexta Feira 13" e "Dia dos Namorados Macabro", voltam a lotar salas de cinema ao redor mundo.
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
DEIXE ELA ENTRAR (2008)
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
M-O VAMPIRO DE DUSSELDORF (1931)
A compulsão de Fritz Lang foi tanta, que ele mesmo se internou por oito dias em uma clínica psiquiátrica para desenvolver melhor o papel do vilão na película. O resultado é maravilhoso, e revelou ao mundo, o talentoso Peter Lorre que anos mais tarde faria sucesso em películas hollywoodianas, como "Casablanca" e "Relíquia Macabra". Além da atuação do protagonista, "M-O Vampiro de Dusseldorf" é conhecido pelos sons que ajudaram bastante no suspense da trama. Um exemplo claro, é o assobio de Beckert antes de fazer mais uma vítima, longo no começo do filme. A música assobiada é um trecho da peça, "O Castelo do Rei" (1874) que foi composta pelo norueguês Edvard Grieg (1843-1907) e tornou-se em uma marca registrada do assassino. Em 1934 o filme foi banido da Alemanha por conta do regime nazista, ainda mais tratando-se de uma obra feita por um judeu, no caso de Lang. "M-O Vampiro de Dusseldorf" está na lista dos "100 Melhores Filmes de Todos os Tempos", divulgado pelo site "They Shoot Pictures" e eleita pelos críticos como o melhor longa produzido na Alemanha. A mistura de ousadia visual e sonora de Fritz Lang, mesclada com o ótimo clima Noir, tornou a película, uma verdadeira obra-prima da sétima arte.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
TOP 5-EUA
2-) He's Just Not That Into You de Ken Kwapis
Último fim de semana:U$19.6 Milhões
Total:U$55.1 Milhões
3-) Taken de Pierre Morel
Último fim de semana:U$19.2 Milhões
Total:U$77.9 Milhões
4-) Confessions of a Shopaholic de P.J.Hogan
Estreiou com:U$15.4 Milhões
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
TOP 5-EUA
2-) Paul Blart: Mall Cop de Steve Carr
Último fim de semana:U$14 Milhões
Total:U$83.4 Milhões
3-) The Uninvited de Charles Guard e Thomas Guard
Estreiou com:U$10.5 Milhões