terça-feira, 28 de outubro de 2008

TOP 5-EUA

Esse último fim de semana foi bastante lucrativo para os estúdios. Principalmente para Disney, que arrecadou U$42 Milhões pelo terceiro filme da franquia, "High School Musical". Já "Saw V", ficou em segundo lugar e faturou, U$30.5, o recorde do ano para uma película de horror. Já a adaptação dos games, "Max Payne" ficou em terceiro lugar, frustrando os produtores do filme, que esperavam um sucesso maior. A surpresa do ano, até agora é a persistência do público norte-americano, na comédia "Beverly Hills Chihuahua" que ficou na quarta posição. Em seguida, Edward Norton e Colin Farrell ficaram em quinto. Confira os números a seguir.

Estreiou com: U$ 42 Milhões
2-) Saw V de David Hackl
Estreiou com: U$30.5 Milhões
3-) Max Payne de John Moore
Último fim de semana:U$7.6 Milhões
Total:U$29.7 Milhões
4-) Beverly Hills Chihuahua de Raja Gosnell
Último fim de semana:U$6.92 Milhões
Total:U$6.33 Milhões
5-) Pride and Glory de Gavin O´Connor
Estreiou com:U$6.33 Milhões

sábado, 25 de outubro de 2008

SINDICATO DE LADRÕES (1954)

"Sindicato de Ladrões" foi a película responsável por mostrar ao mundo, o talento do jovem Marlon Brando. Apesar de antes ter protagonizado grandes filmes como "O Selvagem" e "Uma Rua Chamada Pecado". Nessa obra prima de Elia Kazan, Brando redefiniu o jeito de atuar, com pequenos nuances, que antes jamais tinham sido vistos na tela grande. A atuação dele era assustadoramente realista. Não é a toa que dezenas de listas dos melhos atores de todos os tempos, sempre o elegem na colocação mais alta. Além do carisma, Brando tinha uma beleza selvagem e um charme cativante, que poucos astros puderam repetir. Filmado em 1954, "Sindicato de Ladrões" nos remete às frias docas de Nova York. Um lugar dominado por um sindicato corrupto e por trabalhadores amedrontados. Qualquer um que delate o esquema de Johnny Friendly (Lee J.Cobb), pagará com a própria vida. Seu braço direito é Charley Malloy (Rod Steiger). Um homem inteligente que sempre esteve ao lado de seu irmão caçula, Terry Malloy (Marlon Brando). Esse último, um jovem rapaz frustrado com sua antiga carreira de boxeador e que nos tempos livres, ajuda a cuidar de um pombal ao lado de um garoto. Terry trabalha no sindicato junto com seu irmão. Porém após a morte de um dos trabalhadores da doca, o ex-boxeador encontra-se em um dilema, que o leva até as últimas consequências. Com a ajuda de Edie Doyle (Eva Marie Saint) e do Padre Barry (Karl Malden), Terry ajuda a desmascarar as falcatruas do bando de Johnny Friendly. O filme mostra que o certo ou o prudente, nem sempre é o caminho mais fácil, mas se for feito corretamente, será benéfico para quem o fez e para os demais. Detalhe para última cena, que é magistralmente conduzida por Kazan, em que Brando ferido, luta consigo para chegar ao portão que representa a liberdade dos trabalhadores daquele porto. Belíssimo filme que mesmo depois de 54 anos, não perdeu sua majestade. "Sindicato de Ladrões" foi agraciado pela Academy Awards, com oito estatuetas. Melhor ator para Marlon Brando, atriz para Eva Marie Saint, direção de arte, fotografia, diretor, edição, roteiro e por fim, melhor filme.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

FILMES QUE VIRÃO- Good de Vicente Amorim

Caso você ouça que Vicente Amorim é um cineasta brasileiro, esteja certo que a informação é incorreta. Amorim é austríaco. Pelo menos de nascença, pois mudou-se muito jovem para o Brasil. Cresceu é virou diretor assistente de grandes produções internacionais feitas no país. "Moon Over Parador" de Paul Mazursky e "Wild Orchid" de Zalman King são dois exemplos. Sua primeira película era um curta de 10 minutos com as atrizes, Júlia Lemmeertz e Drica Moraes, chamado "Vaidade". Amorim tinha apenas 24 anos de idade. Em 2003, dirigiu Wagner Moura e Claudia Abreu em "O Caminho das Nuvens". Depois disso parou. Até que em 2006 ele foi convidado para dirigir, "Good". Baseada em uma peça, o filme aborda temas delicados como a eutanásia na época da ascensão nazista. A adaptação chamou atenção de astros de grande porte internacional, como Viggo Mortensen, Mark Strong e Jason Isaacs. Na Mostra de Cinema do Rio de Janeiro desse ano, os críticos aprovaram a dupla Amorim e Mortensen. Esse último esteve presente ao evento, trajado com uma camisa do Flamengo e tudo. Apesar de ter nascido na Austría, Vicente Amorim é um legítimo brasileiro que ajuda a levar o cinema nacional para outras fronteiras. Parabéns e longa vida Amorim. "Good" vai estreiar nos cinemas brasileiros, no dia 25 de Dezembro.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

TOP 5-EUA

Depois de suas semanas no topo da lista americana , "Beverly Hills Chihuahua" enfim perdeu uma posição depois da estréia de "Max Payne". A película é mais uma adaptação bem sucedida de um jogo de video game. O elenco do filme é composto por Mark Wahlberg, Mila Kunis, Beau Bridges (estava desaparecido), Ludacris e Chris O´Donnell. Não foi um fenômeno arrasa quarteirão, mas arrecadou bons U$18 Milhões depois de duas semanas sobre a hegemônia de chihuahuas falantes. Na terceira colocação, a jovem Dakota Fanning estréia em "The Secret Life of Bees", ao lado de Queen Latifah e da oscarizada Jennifer Hudson. Já a esperada biografia de George W. Bush dirigida por Oliver Stone decepcionou um pouco, ficando no quarto lugar. O atual presidente dos EUA foi interpretado por Josh Brolin (Onde os Fracos Não Têm Vez). Na "lanterninha" semanal foi a vez de "Eagle Eye", com Shia LaBeouf, que aos poucos ganha seu lugar em meio aos astros hollywoodianos. Confira os números desse último fim de semana.
1-) Max Payne de John Moore
Estreiou com: U$18 Milhões
2-) Beverly Hills Chihuahua de Raja Gosnell
Último fim de semana:U$11.2 Milhões
Total:U$69.1 Milhões
3-) The Secret Life of Bees de Gina Prince-Bythewood
Estreiou com:U$11.1 Milhões
4-) W. de Oliver Stone
Estreiou com:U$10.6 Milhões
5-) Eagle Eye de D.J. Caruso
Último fim de semana:U$7.34 Milhões
Total:U$81.3 Milhões

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

32ª Mostra de Cinema de São Paulo- Cinco filmes imperdíveis

A mostra de cinema de São Paulo esse ano, traz películas que abalaram as estruturas em grandes festivais durante o mundo todo. Pena que alguns filmes ficaram de fora como o último ganhador da Palma de Ouro em Cannes, "Entre Les Murs" de Laurent Cantet. Clássicos também vão ser exibidos durante a mostra, como "O Poderoso Chefão" remasterizado e 12 longas do consagrado cineasta sueco, Ingmar Bergman. Confira abaixo cinco películas imperdíveis que vão passar na mostra durante essas duas semanas.
1-) Vicky Christina Barcelona de Woody Allen
Unibanco Arteplex 1-27/10-21:30
Espaço Unibanco Pompéia 1-28/10-15:50 e 21:40
Cine Bombril Sala 1-30/10-17:30
2-) A Festa da Menina Morta de Matheus Nachtergaele
Unibanco Arteplex 1-28/10-20:00
Reserva Cultura Sala 1-29/10-21:40
Cine Bombril Sala 1-30/10-19:30
3-) Garapa de José Padilha
Cine Bombril Sala 1-28/10-20:00
Unibanco Arteplex 1-29/10-18:00
Unibanco Arteplex 2-30/10-15:45
4-) Sinedóque, Nova York de Charlie Kauffman
IG Cine-21/10-21:40
Cinemark-Shopping Eldorado-22/10-22:00
Espaço Unibanco Pompéia 1-23/10 e 24/10-19:30 e 21:30 respectivamente
5-) Che de Steven Soderbergh
Unibanco Arteplex 2-30/10-19:30
Unibanco Arteplex 1-30/10-19:30

Divulgado pôster de Inglorious Bastards


O projeto dos sonhos de Quentin Tarantino, "Inglorious Bastards" ganhou um pôster Teaser muito bonito e bem feito. A nova película estava na gaveta fazia alguns anos. Nome como de Sylvester Stallone e Leonardo DiCaprio foram cotados em meio a tantos boatos. Em Agosto foi concretizada a pré produção, e a escalação completa dos atores que vão participar do filme de guerra de Tarantino. Brad Pitt, Diane Kruger, Mike Myers, B.J.Novak, Eli Toth (diretor de "O Albergue"), Samm Levine e Til Schweiger são os astros desse novo projeto do famigerado cineasta. As filmagens começaram em Berlim, e também vai passar por Paris e outras cidades européias. Tarantino e a Weinstein Company prometem a película para o próximo Festival de Cannes em Maio. Agora é só segurar a ansiedade e ter paciência.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

TOP 5 BRASIL

Tão importante quanto o americano, o Top 5 Brasil mostra as películas mais vistas em terras tupiniquins. Como é válido salientar, as películas que mais arrecadam no mercado gringo não se refletem aqui. Por exemplo, "Disaster Movie" foi uma desgraça completa nos EUA. Em compensação, "Super-Heróis-A Liga da Injustiça" (tradução lamentável do filme citado) ficou na primeira colocação na semana passada e segundo nesses últimos dias. A medalha de ouro ficou para o policial, "As Duas Faces da Lei" protagonizado por Robert De Niro e Al Pacino. A terceira película mais vista pelos brasileiros é a animação, "Os Mosconautas o Mundo da Lua", que foi seguido pelo romântico, "Noites de Tormenta". Já o novo filme de Fernando Meirelles, "Ensaio Sobre a Cegueira" não fez feio mesmo um mês depois de sua estréia, garimpando a quinta colocação. É notável a diferença com o TOP 5 americano, ainda tratando-se do último filme citado que nem sequer ficou entre os 10 filmes mais vistos na terra do Tio Sam.
1-As Duas Faces da Lei
2- Super Heróis-A Liga da Injustiça
3-Os Mosconautas no Mundo da Lua
4-Noites de Tormenta
5-Ensaio Sobre a Cegueira

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

TOP 5 EUA

Após duas semanas de recesso, peço-lhes mil perdões por não ter atualizado meu blog. Isso não se repetirá, prometo. Mas enfim, venho divulgar as cinco películas mais vistas nas terras estadunidenses, como é de praxe às segundas-feiras. No topo da lista ficou a comédia infantil, "Beverly Hills Chihuahua" de Raja Gosnell, onde Jamie Lee Curtis contracena com cães falantes dublados por astros como Drew Barrymore, Andy Garcia e até Plácido Domingo. Em seguida, a refilmagem do terror espanhol, "[Rec]", ganhou sua versão norte-americana em "Quarantine". O estranho é que o original nem chegou por perto das salas de cinema dos EUA. Em terceiro ficou o fracasso da semana, "Body Of Lies", que reune o "trio de ferro", Leonardo Di Caprio, Russell Crowe e o cineasta Ridley Scott. Os chefões da Warner Bros. esperavam arrecadar no mínimo U$20 milhões no primeiro fim de semana. O máximo que conseguiram foram magros, U$13.1 Milhões. O teor político que abrange a Guerra do Iraque está em baixa na Terra do Tio Sam. As duas últimas colocações ficaram para os queridinhos do momento, Shia La Beouf e Michael Cera em, "Eagle Eye" e "Nick and Norah´s Infinite Playlist" respectivamente. Confira os números abaixo.
1-) Beverly Hills Chihuahua de Raja Gosnell
Último fim de semana:U$ 17.5 Milhões
Total:U$52.5 Milhões
2-) Quarantine de John Erick Dowdle
Estreiou com:U$ 14.2 Milhões
3-) Body of Lies de Ridley Scott
Estreiou com:U$ 13.1 Milhões
4-) Eagle Eye de D.J.Caruso
Último fim de semana:U$ 11 Milhões
Total:U$ 70.5 Milhões
Último fim de semana:U$ 6.5 Milhões
Total:U$ 20.8 Milhões

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs