segunda-feira, 29 de setembro de 2008

TOP 5-EUA

A cada filme que atua, Shia LaBeouf mostra-se um astro, que brevemente estará figurando no alto escalão hollywoodiano. Prova disso são suas participações em grandes blockbusters, como Transformers e no último Indiana Jones. Além disso, LaBeouf protagonizou o plágio da obra-prima Janela Indiscreta; Paranóia de D.J Caruso. Tal filme faturou milhões para os cofres da Dreamworks de Steven Spielberg. O famigerado ator e o cineasta Caruso repetem a dupla de sucesso em "Eagle Eye", um filme de ação cheio de reviravoltas. Parece que o longa não agradou os críticos, mas o público contribui com "gordos", U$29.2 Milhões, deixando o longa na primeira colocação.

Em seguida ficou a terceira parceria entre Richard Gere e Diane Lane (Cotton Club e Infidelidade) no romântico, "Nights in Rodanthe". Samuel L.Jackson, que semana passada foi o mais visto, caiu duas posições com o suspense dramático, "Lakeview Terrace"."Fireproof" estreiou em quarto, enquanto a comédia dos irmãos Coen, "Burn After Reading" , ficou em quinto lugar.

O grande fracasso ficou a cargo do respeitado Spike Lee, no drama de guerra, "Miracle St. Anna". Além de não agradar o público estadunidense, a produção ítalo-americana, tão pouco conquistou a crítica. Desde Cannes, a película era bastante comentada, quando Lee polemizou com sua crítica direcionada à Clint Eastwood. Segundo o cineasta, Eastwood deixou de lado os negros em seu filme sobre Iwo Jima, o que seria inaceitável, pois eles tiveram uma importância grandiosa no acontecimento histórico. Com polêmica ou sem, "Miracle St.Anna" faturou magérrimos, U$3.5 Milhões.
Confira as películas mais vistas abaixo.

1-) Eagle Eye de D.J Caruso
Estreiou Com: U$29.2 Milhões
2-) Nights in Rodanthe de George C.Wolfe
Estreiou com:U$13.6 Milhões
3-) Lakeview Terrace de Neil LaBute
Última semana:U$7 Milhões
Total:U$25.7 Milhões
4-) Fireproof de Alex Kendrick
Estreiou com:U$6.51 Milhões
5-) Burn After Reading de Ethan Coen e Joel Coen
Última semana:U$6.11 Milhões
Total:U$45.5 Milhões

domingo, 28 de setembro de 2008

PAUL NEWMAN ETERNO (1925-2008)

Aqueles olhos eram realmente belos. O charme de Paul Newman o levou a ser considerado um dos maiores atores norte-americanos de toda história. Dono de papéis irresistíveis, como em Butch Cassidy (1969) ou em Rebeldia Indomável (1967), Newman ganhou apenas um solitário Oscar pela película, A Cor do Dinheiro de 1986. Seus verdadeiros papéis tinham sido deixados para o passado.

Sua grande paixão, o automobilismo, sempre esteve presente, até os últimos momentos. Mas velocidade e cinema não era tudo em sua vida. Outro mérito de Newman, eram as causas sociais, na qual ele investia milhões de dólares anualmente.

Joanne Woodward, sua esposa, sentirá saudades, como todos nós, cinéfilos e pessoas ligadas a sétima arte. Confira grandes papéis desse primoroso ator, abaixo.

2002-Estrada Para a Perdição
1994-Na Roda da Fortuna
1986-A Cor do Dinheiro
1982-O Veredito
1974-Inferno na Torre
1973-Golpe De Mestre
1969-Butch Cassidy
1967-Rebeldia Indomável
1963-O Indomado
1961-Desafio à Corrupção
1960-Exodus
1958-Gata em Teto de Zinco Quente

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

TOP 5-EUA

Samuel L. Jackson; George Clooney e Brad Pitt; Kate Hudson; John Cusack; Robert De Niro e Al Pacino são os astros das telinhas norte americanas desse último fim de semana. Jackson está no suspense "Lakeview Terrace" dirigido por Neil LaBute e ficou na primeira colocação. Em seguida ficou a comédia dos irmãos Coen, "Burn After Reading" com astros do escalão de Clooney, Pitt, John Malkovich, Frances McDormand e Tilda Swinton. "My Best Friend´s Girl" de Howard Deutch, apesar de ter sido duramente criticado, faturou uma boa grana na bilheterias estadunidenses ocupando o terceiro lugar. A animação "Igor" de Anthony Leondis e "Righteous Kill" de Jon Avnet completaram a lista. Confira os números abaixo.

1-) Lakeview Terrace de Neil La Bute
Estreiou com: U$15.6 Milhões
2-) Burn After Reading de Joel Coen e Ethan Coen
Última semana:U$11.3 Milhões
Total:U$36.4 Milhões
3-) My Best Friend's Girl de Howard Deutch
Estreiou com:U$8.3 Milhões
4-) Igor de Anthony Leondis
Estreiou com:U$8.01 Milhões
5-) Righteous Kill de Jon Avnet
Última Semana:U$7.7 Milhões
Total:U$28.8 Milhões

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Lançamentos da semana nos cinemas brasileiros

Aconselho a todos cinéfilos de plantão ficarem em casa, alugar alguma película boa, porque nas telonas mesmo, só fiasco. Nem a nova ficção de Vin Diesel salva. Trata-se de "Missão Babilônia" do renomado cineasta Mathieu Rassovitz. O elenco é completado por Michelle Yeoh e Gérard Depardieu. Por falar em elenco estrelar, "A Casa da Mãe Joana" é o novo filme de Hugo Carvana. José Wilker, Paulo Betty, Antonio Pedro, Pedro Cardoso, Juliana Paes, Malu Mader, Agildo Ribeiro e Arlete Salles são os astros dessa comédia. Pena que a película seja fraquinha e o roteiro não vinga e nem se compara a qualidade de alguns atores citados acima (afinal nem todos são bons). Talvez o longa que salve a semana é o polêmico remake, "Violência Gratuita" de Michael Haneke. O cineasta, que dirigiu também o original foi chamado de sádico por muitos e de gênio por outros. Eu particularmente preciso assistir, para lhes informar melhor, porque não posso criticar sem antes ver. Portanto aguardem. "Branca de Neve depois do Casamento", "Brigada Pára-Quedista" e "Nem por Cima do Meu Cadáver" são as outras estréias que fecham o circuito.
Missão Babilônia
Violência Gratuita
Nem por Cima do Meu Cadáver
A Casa da Mãe Joana

Branca de Neve depois do Casamento

domingo, 14 de setembro de 2008

TRAMA DIABÓLICA (1972)


Um dos maiores filmes de suspense de todos os tempos, "Trama Diabólica" segue a risca a velha escola de autores de crimes policiais britânicos. A capacidade do cineasta Joseph L.Mankiewicz de nos prender atenção durante mais de duas horas de película com somente dois atores em cena é inacreditável. Nem Hitchcock conseguiu tal façanha. Com ajuda de dois mestres do cinema, como Laurence Olivier e Michael Caine, a tarefa não ficaria tão difícil assim. Somado ao enredo muito bem trabalhado do autor Anthony Shaffer, que também escreveu a peça que deu origem a película. O diálogo entre os dois protagonistas deixaria até Quentin Tarantino boquiaberto. A trama resumisse em um nobre escritor de romances policiais, fascinado por jogos de todos os tipos, e do amante de sua esposa, que é um humilde cabelereiro londrino, ascendente de italiano. Afim de se vingar do homem que conquistou sua mulher, o velho arma um infalível plano que deixará marcas na vida do jovem rapaz. Só que o feitiço se vira contra o feiticeiro e o ingênuo amante, mostra-se ser um exímio jogador. Não posso escrever mais a respeito se não iria cometer dezenas de spoilers, e o filme perderia o sentido de ser visto. A película rendeu quatro indicações ao Oscar incluindo de melhor ator para Olivier e Caine. Marlon Brando foi a pedra no sapato dos dois atores, afinal 1972 era o ano de "O Poderoso Chefão" arrebatar alguns oscars para casa, tirando "Trama Diabólica" da jogada. Mesmo ofuscado pelo brilho da família mafiosa, o suspense de Mankiewicz é um dos melhores filmes feitos na década de 70 e um dos mais brilhantes de todos os tempos. No ano passado, o próprio Caine, estreiou a refilmagem dessa obra-prima, só que agora no lugar que antigamente era de Laurence Olivier. E dessa vez foi Jude Law quem interpretou o jovem rapaz que passa poucas e boas nas mãos do velho rico.

sábado, 13 de setembro de 2008

AMORES EXPRESSOS (1994)

Kar Wai Wong é um dos diretores mais cult do cinema moderno mundial. Para quem prestigia minimamente a sétima arte deve o conhecer. Caso não, lá vai um resumo. Kar Wai é chinês e dono de uma invejável filmografia. Sua grande obra-prima é "Amor à Flor da Pele" de 2000. O diretor de fotografia Christopher Doyle e o ator chinês Tony Leung Chiu Wai são dois de seus maiores colaboradores. Adorado por Quentin Tarantino, Kar Wai teve passagem livre na terra do Tio Sam, após o cineasta norte-americano comprar o direito de "Amores Expressos" para passar nos cinemas estadunidenses. Não foi um sucesso, porém depois do fato, sua carreira deslanchou em tanto no oriente quanto no ocidente.A história de dois policiais abalados pelo fim do relacionamento, conquistou o público e a crítica de uma forma quase total. Méritos para o australiano Christopher Doyle, que ajudou a construir um cenário colorido e frenético de uma Hong Kong na enfervescência da globalização. Diferente de cineastas conterrâneos, Kar Wai não trata em seus filmes sobre temas regionais de seu país, mas sim, de todo mundo. Não que ele negue sua raízes chinesas, mas sua fimografia é rica pela cultura empregnada em um contexto multi cultural. Tudo isso para falar a respeito de "Amores Expressos", a primeira de suas obras-primas. Como dito anteriormente, o filme mostra relações afetivas peculiares, porém não tão menos reais quanto a de qualquer pessoa. Metáforas interessantes são usadas para designar a tristeza da perda. É sensacional a ponte de ligação entre uma toalha enxarcada ou um abacaxi enlatado, com a emoção contida dos protagonistas, desiludos com sua respectivas companheiras. Alem do mais, o tempo é um fator relativamente importante na passagem do longa, que mistura elementos dramáticos, cômicos, além do romance. As filmagens foram feitas, no intervalo de um épico chinês de artes-marciais em que Kar Wai dirigia, no período de um pouco mais de 20 dias. Basta saber dessa informação e assistir à película para descobrir o quanto é genial esse cineasta. Confira.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

FILMES QUE VIRÃO-The Soloist de Joe Wright

Antes de começar o texto, vou pedir perdão pelos clichês que vou proferir.O primeiro é que Robert Downey Jr. é um excelente ator que está merecendo tantos méritos depois de uma carreira de altos e baixos. E o segundo é que 2008 está sendo o divisor de águas na carreira do astro. Nunca duvidamos de sua qualidade como ator, mas só foi depois de um blockbuster que a crítica e o público puderam se familiarizar com o trabalho do ator. Fato parecido, foi o que aconteceu com Johnny Depp depois de Piratas do Caribe. Mas enfim, toda essa introdução, para explicar que o novo filme de Joe Wright pode valer uma estatueta dourada para o ator já mencionado. Downy Jr. interpreta Steve Lopez, um jornalista que descobre o talento de um multi instrumentista esquizofrênico que vive embaixo de um viaduto. Seu nome é Nathaniel Anthony Ayers, um sujeito que apesar de talentoso, precisa driblar seu drama e decide fazer isso sozinho. Claro até conhecer Lopez. O músico é interpretado pelo já oscarizado Jamie Foxx (Ray), que segundo críticas, merece uma terceira indicação para o Oscar. Dois atores, duas atuações densas e trabalhosas fazem de The Soloist, mais um grande candidato para o Academy Awards de 2009.

ESTRÉIAS DA SEMANA NO BRASIL

Quatro filmes entram esse fim de semana em cartaz nos cinemas brasileiros. Caso de "Ensaio Sobre a Cegueira" de Fernando Meirelles, que retrata a versão cinematográfica do premiado livro de José Saramago. A expectativa do filme é grande, pois Meirelles usa de uma espécie da "mão de Midas" para suas películas. Tudo vira ouro quando se envolve em algo. O romance de Saramago era considerado por muitos, como infilmável. Veremos no que deu. Meryl Streep, Pierce Brosnan e compania dançam e cantam músicas da banda sueca, Abba, no musical "Mama Mia!". Do outro lado do mundo, Nicolas Cage quebra suas próprias regras na refilmagem norte-americana de "Perigo em Bangkok". Apesar de ter faturado a primeira colocação no último fim de semana norte-americano, Cage e os irmãos Pang se contentaram com quase 8 milhões de dólares na estréia. Um verdadeiro fiasco. E por fim, "Paranóia Americana" completa a lista dos filmes que estreiam nessa sexta feira em terras tupiniquins.

Ensaio sobre a Cegueira
Perigo em Bangkok
Mamma Mia! Paranóia Americana

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

FESTIVAL DE TORONTO

Um dos festivais de cinema mais importante do mundo, está acontecendo na cidade canadense nessa segunda semana de Setembro. Apesar de ser novo (32 anos de existência), o Festival de Toronto tornou-se tradicional por exibir películas que podem abrir caminho para o Academy Awards. Em 2008, o festival apresenta uma certa frieza diante dos favoritos. Um executivo mencionou que já passou metade do festival e nenhum filme lhe chamou atenção para o próximo Oscar. Películas como "Nick and Norah's Infinte Playlist", "Burn After Reading" e "Zack and Miri Make a Porno" foram bem recepcionadas em Toronto. Em contrapartida "Blindness", "Che" e "Synecdoche, N.Y" não foram tão bem vistos como fora em Cannes. Confira abaixo, imagens de alguns filmes que já foram vistos e estão dentro das mostras.
4 DE SETEMBRO-ROCKNROLLA DE GUY RITCHIE (INGLATERRA)
4 DE SETEMBRO-THE BUTCHER´S SHOP DE PHILIP HAAS (EUA)
5 DE SETEMBO-ACHILLES AND THE TORTOISE DE TAKESHI KITANO (JAPÃO)
5 DE SETEMBRO-DETROIT METAL CITY DE TOSHIO LEE (JAPÃO)
6 DE SETEMBRO-BURN AFTER READING DE ETHAN COEN E JOEL COEN (EUA)
6 DE SETEMBRO-ÚLTIMA PARADA 174 DE BRUNO BARRETO (BRASIL)
7 DE SETEMBRO-COUNTRY WEDDING DE VALDÍS ÓSKARSDÓTTIR (ISLÂNDIA)
7 DE SETEMBRO-GHOST TOWN DE DAVID KOEPP (EUA)
8 DE SETEMBRO-ADORATION DE ATOM EGOYAN (CANADÁ)
8 DE SETEMBRO-GIGANTIC DE MATT ASELTON (EUA)
9 DE SETEMBRO-ZAKE AND MIRI MAKE A PORNO DE KEVIN SMITH (EUA)
9 DE SETEMBRO-THE WRESTLER DE DARREN ARONOFSKY (EUA)
10 DE SETEMBRO-A WOMAN I BERLIN DE MAX FARBERBOCK (ALEMANHA)
10 DE SETEMBRO- LINHA DE PASSE DE WALTER SALLES E DANIELA THOMAS (BRASIL)

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

E o Leão de Ouro vai para...

Sagrou-se vencedor da 65ª Mostra de Cinema de Veneza, o norte-americano "The Wrestler" dirigido por Darren Aronofsky (Requiém Para um Sonho). O lutador de luta livre, protagonista da película é o veterano e ex-galã, Mickey Rourke. O astro de "Coração Satânico" e "Nove e Meia Semanas de Amor" foi a grande atração do festival, mesmo não vencendo o prêmio de melhor ator. Segundo as regras, não se pode ganhar o prêmio em mais de uma categoria. Wim Wenders que foi o presidente do júri lançou polêmica ao dizer que o verdadeiro merecedor do prêmio era o astro estadunidense, invés do italiano Silvio Orlando por Il Papà di Giovanna. Tanto a crítica quanto o público aprovaram o longa de Aronofsky sobre a história de um lutador que
começa a definhar no fim de sua carreira e apaixona-se por uma striper (Marisa Tomei). Uma surpresa agradável para os apreciadores de Rouke que retorna ao poucos, para as luzes da ribalta.
 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs